Energia solar

Ceará: Statoil anuncia primeiro projeto em energia solar

Redação/Assessoria
04/10/2017 12:57
Visualizações: 203

A Statoil assinou um acordo para adquirir 40% da participação da norueguesa Scatec Solar no empreendimento Apodi, de 162MW, localizado no estado do Ceará. O projeto irá prover energia para cerca de 160 mil residências. As duas empresas também acordaram uma cooperação exclusiva para desenvolver, em conjunto, futuros projetos de energia solar no Brasil.

A Statoil também irá adquirir 50% de participação na empresa que irá executar o projeto, permitindo-a participar da elaboração e realização de novos projetos em energia solar no futuro.

''O Brasil é um país estratégico para a Statoil, onde nossa ambição é promover um crescimento seguro e sustentável num mercado de energia que é significativo. Entrar no segmento de energia solar no Brasil reforça nosso portfólio de atividades, que inclui o Campo de Peregrino, além das descobertas de Carcará e Pão de Açúcar, a serem desenvolvidas. Estamos entusiasmados por termos iniciado nosso primeiro projeto solar com um parceiro experiente como a Scatec Solar, diz Irene Rummelhoff, vice-presidente executiva da área de Novas Soluções Energéticas da Statoil.

A Statoil pagará um preço combinado de aquisição de USD 25 milhões pelo ativo e pela empresa de execução. A fase de construção do projeto começará em outubro deste ano, com o objetivo de fornecer energia elétrica a partir do final de 2018. O investimento total do projeto é estimado em USD 215 milhões. O projeto solar de Apodi será financiado por empréstimo financeiro (65% do valor) e por recursos próprios dos acionistas (35%), dos quais USD 30 milhões correspondem à parcela da Statoil.

Projeto pronto para iniciar construção

Localizado no município de Quixeré, no Estado do Ceará, o empreendimento tem total permissão para conexão à rede elétrica.O ativo possui um contrato de compra de energia com duração de 20 anos (power purchase agreement - PPA), obtido em 2015, em um leilão organizado pelo governo brasileiro, com preço de entrega da energia ajustado pela inflação equivalente a 104 USD/MWh em 2017.

Com essa transação, a Scatec Solar permanece com outros 40% de participação no empreendimento, enquanto a ApodiPar detém os restantes 20%.

''Como parte da nossa estratégia de ativamente complementar o nosso portfólio de petróleo e gás natural com fontes de energia renováveis e lucrativas, até então estávamos focados em energia eólica offshore, onde temos uma vantagem competitiva única por conta de nossos 40 anos de atividades de óleo e gás. O projeto Apodi é um primeiro passo para entrarmos no mercado solar e avaliarmos como este segmento pode apresentar oportunidades de crescimento lucrativas e com possibilidade de expansão", diz Rummelhoff.

A fase de construção e operações para este projeto será liderada pela Scatec Colar e a Statoil contribuirá com funcionários e serviços do Brasil e da Noruega.

Oportunidades de crescimento em energia solar

O avanço da tecnologia e a redução nos custos tornaram o segmento de solar ainda mais atrativo, superando fontes tradicionais de energia em mercados importantes. Em todo o mundo, o uso de painéis fotovoltaicos vem crescendo por ano aproximadamente 50%, considerando os últimos 10 anos. A expectativa é de que seja uma fonte importante de energia renovável no futuro.

No Brasil, ao longo dos últimos anos, aproximadamente 3 GW de projetos solares foram adquiridos em três leilões consecutivos.Outros 7GW deverão ser ofertados até 2024.

''O potencial do setor de energia solar no Brasil é crescente e, em conjunto com a Statoil, estamos aumentando ainda mais as nossas ambições neste mercado. Estamos trazendo para esta parceria um forte histórico como produtor independente de energia solar, enquanto a Statoil tem grande envolvimento e experiência no Brasil por meio de suas outras atividades de energia'', diz Raymond Carlsen, CEO da Scatec Solar.

A Scatec Solar é um produtor independente de energia solar da Noruega, com usinas em operação produzindo 322 MW de energia. Além disso, a empresa possui em seu portfólio outros importantes projetos de energia solar.

O ApodiPar é um consórcio brasileiro formado por três investidores locais.

Sobre os projetos renováveis da Statoil

A Statoil já possui um portfólio de fontes renováveis considerável, com uma capacidade de abastecer mais de 1 milhão de casas com energia eólica offshore.

A Statoil opera o parque eólico Sheringham Shoal, no Reino Unido, que está em produção desde 2012. O parque eólico offshore Dudgeon, no Reino Unido, também operado pela Statoil - e o primeiro parque eólico offshore flutuante mundial, a Hywind Scotland - começam a produzir em 2017.

Em 2016, a Statoil também adquiriu 50% do parque eólico offshore de Arkona, na Alemanha, que entregará energia em 2019.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13