Pesquisa e Tecnologia

CE: Petrobras e UFC inauguram Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes

O núcleo desenvolverá projetos de pesquisas com ênfase em síntese de biolubrificantes, produzidos com o óleo de mamona como matéria-prima renovável. Com investimento de R$ 1 milhão, o empreendimento faz parte da Rede Temática de Lubrificantes.

Agência Petrobras
14/12/2011 19:07
Visualizações: 177
A Petrobras e a Universidade Federal do Ceará (UFC) inauguram amanhã (15) o Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes Ícaro de Souza Moreira, onde serão desenvolvidos projetos de pesquisas com ênfase em síntese de biolubrificantes, produzidos com o óleo de mamona como matéria-prima renovável. Com investimento de R$ 1 milhão, o núcleo faz parte da Rede Temática de Lubrificantes.

Os biolubrificantes serão formulados para equipamentos agrícolas, fluidos hidráulicos, motores náuticos, dentre outros. Com isso, além de reduzir os impactos ambientais, a tendência é que sejam reduzidos ainda os custos relacionados à destinação adequada dos óleos lubrificantes usados. Também serão avaliadas rotas químicas para obtenção de biosolventes a partir da glicerina, capazes de agregar valor aos subprodutos gerados na produção de biodiesel e obter solventes orgânicos a partir de matéria-prima renovável.

O Núcleo vai trabalhar integrado às pesquisas de produtos e processos da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, localizada no Ceará, uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos (produto utilizado como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos). O núcleo também vai apoiar os trabalhos em andamento no Núcleo Experimental de Fortaleza (Nuef), que desenvolve projetos na área de bioprodutos e biolubrificantes a partir de biomassa.


Ícaro de Souza Moreira

O Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes leva o nome do químico Ícaro de Souza Moreira, que foi reitor da UFC entre 2007 e 2008, ano de seu falecimento. Ícaro foi professor titular da UFC, coordenador do Curso de Química, coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Inorgânica, vice-diretor do Centro de Ciências e vice-reitor. O reitor também era membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit), representando as Instituições de Ensino Superior Públicas do Ceará, indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc).

O professor desenvolveu, entre várias linhas de pesquisa, trabalhos e rotas sintéticas para obtenção de biolubrificantes a partir do óleo de mamona, através de projetos de colaboração com o Departamento de Engenharia Química da UFC e com a Petrobras.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19