Consumo

Carga de energia cresce 11,8% em relação a 2009

Jornal do Commercio
02/03/2010 12:25
Visualizações: 119
A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em fevereiro foi de 58.436 megawatts (MW) médios, crescimento de 11,8% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o crescimento é fruto da baixa base de comparação, uma vez que os efeitos da crise ainda eram fortes em fevereiro de 2009, e das altas temperaturas verificadas neste verão.


Mesmo com dias a menos e com o feriado de carnaval, fevereiro de 2010 teve crescimento de consumo com relação ao mês anterior, de 4,9%, situação incomum. No acumulado de 12 meses, a carga de energia no SIN registra crescimento de 2,8%.


Entre os subsistemas do SIN, o maior crescimento foi verificado nas regiões Sudeste/Centro Oeste, de 12,4%. "Também contribuiu para o comportamento do mês em curso a ocorrência de temperaturas elevadas, cujas máximas foram superiores tanto a média histórica do período quanto as verificadas nesse mês do ano anterior e cujos efeitos são sentidos no desempenho das classes residencial e comercial, devido a aquisição de novos eletrodomésticos e uso intensivo de aparelhos de refrigeração pelas famílias", analisam os técnicos do ONS no Boletim da Carga Mensal de fevereiro, divulgado ontem.


A carga da região Sul teve crescimento de 11,7% em relação a fevereiro de 2009; no Nordeste, a alta foi de 11% e no Norte, 7,8%. No Sul, as altas temperaturas também tiveram forte impacto. Já no Nordeste e no Norte, houve grande impacto da retomada da atividade econômica.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19