Petróleo e Gás

Campos do pré-sal batem novo recorde diário

A Petrobras informou que bateu novo recorde de produção no pré-sal, com 322 mil e 100 barris de petróleo por dia (bpd), no último dia 18 de maio. Esse volume foi 11 mil barris por dia superior ao recorde anterior, alcançado em 17 de abril, quando a produ&cce

Agência Petrobras
03/07/2013 13:23
Campos do pré-sal batem novo recorde diário Visualizações: 54
A Petrobras informou que bateu novo recorde de produção no pré-sal, com 322 mil e 100 barris de petróleo por dia (bpd), no último dia 18 de maio. Esse volume foi 11 mil barris por dia superior ao recorde anterior, alcançado em 17 de abril, quando a produção havia chegado a 311 mil e 500 bpd.

A produção da petroleira no Espírito Santo também rendeu resultados positivos. Em maio,  a produção no estado atingiu a média mensal de 322 mil e 700 bpd, superando o recorde anterior, ocorrido em dezembro de 2011.

A produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural - LGN) de todos os campos da Petrobras no Brasil atingiu, em maio, a média de 1 milhão 892 mil barris por dia (bpd), volume 1,7% abaixo do produzido em abril (1 milhão 924 mil barris). Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção exclusiva de petróleo no Brasil chegou a 1 milhão 942 mil bpd.

Essa queda foi compensada, em parte, pela contribuição crescente das áreas do pré-sal, que tem se somado aos resultados consolidados da produção.

A produção total (petróleo e gás natural) dos campos nacionais foi de 2 milhões 267 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), volume 2,1% menor que o extraído no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobras para empresas parceiras, o volume total produzido foi de 2 milhões 359 mil boe/d.

Somado à produção da empresa no exterior, o volume total de óleo mais gás natural produzido pela Petrobras atingiu, no mês, a média de 2 milhões 500 mil boe/d, 2% abaixo da produção total de abril.


Paradas programadas

O decréscimo no volume produzido decorreu de paradas programadas para manutenção das plataformas P-25 e P-31, instaladas no campo de Albacora, na Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra dos Reis, que opera no projeto-piloto do campo de Lula, na Bacia de Santos.

A parada programada no FPSO Cidade de Angra dos Reis ocorreu em paralelo à da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba - UTGCA - para adequação da planta, que permitirá o processamento da crescente produção de gás, mais rico, proveniente do Pré-sal. Essa parada permitiu, também, a inspeção preventiva e rotineira das caldeiras e vasos de pressão da planta de processo do FPSO, que já voltou a operar normalmente.


Produção de gás natural

A produção de gás natural - sem liquefeito - dos campos da companhia no Brasil alcançou 59 milhões 722 mil metros cúbicos por dia, volume 2 milhões 702 mil metros cúbicos abaixo do realizado em abril devido à parada do campo de Mexilhão concomitante à parada da UTGCA em Caraguatatuba. A produção total de gás no Brasil, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 66 milhões 349 mil metros cúbicos por dia, mantendo-se nos mesmos níveis de abril.


Produção no exterior

A produção total de petróleo e gás natural no exterior, em maio, foi de 233 mil e 345 boe/d, correspondendo a uma redução de 1,3% em relação ao mês de abril. Desse total, foram produzidos 144 mil e 303 barris diários de petróleo, com uma diminuição de 1,7% na comparação com o mês anterior. A produção internacional de gás natural chegou a 15 milhões 128 mil metros cúbicos/dia, 0,6% abaixo do volume produzido em abril.

A queda na produção internacional decorreu, principalmente, da parada para manutenção na plataforma de Nakika, no Campo de Coulomb, nos EUA.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13