Produção

Campos de gás da Petrobras na Bolívia voltam a operar

A Petrobras informou nesta quinta-feira que os campos produtores de gás de Caranda e Colpa, na Bolívia, voltaram a operar normalmente, após terem suas atividades interrompidas na quarta-feira devido a protestos de camponeses, que reclamavam atenção do governo. Segundo a assessoria da estatal br

Assessoria Petrobras
30/11/2006 02:00
Visualizações: 187

A Petrobras informou nesta quinta-feira que os campos produtores de gás de Caranda e Colpa, na Bolívia, voltaram a operar normalmente, após terem suas atividades interrompidas na quarta-feira devido a protestos de camponeses, que reclamavam atenção do governo. Segundo a assessoria da estatal brasileira não houve danos nas instalações e os campos estão produzindo dentro da normalidade.

As válvulas de produção nos campos, no distrito de Santa Cruz, foram fechadas na terça-feira, informou a Petrobras em comunicado na noite de quarta-feira. A produção diária conjunta dos dois campos é de cerca de 400 barris de petróleo, destinados ao mercado interno, e 1,2 milhão de metros cúbicos de gás natural, que é exportado ao Brasil.

A Bolívia tem exportado diariamente cerca de 20 milhões de metros cúbicos de gás ao Brasil, depois que obras em gasodutos reduziram o volume normal diário de 26 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Petrobras, que realiza as obras, a exportação deve ser regularizada em dezembro.

A queda do abastecimento tem reduzido o funcionamento das usinas térmicas movidas a gás no Brasil, aumentando o risco de falta de energia no país. Em outubro, as termelétricas despacharam apenas 25% da energia elétrica que teriam capacidade para produzir. "Apesar dos 4.557 megawatts declarados por termelétricas a gás, apenas 1.169 megawatts foram disponibilizados", informou a Aneel na terça-feira.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19