6ª Rodada

British Gas vai participar da próxima licitação da ANP

Objetivo da empresa é ampliar oferta de gás natural para o mercado americano, do qual é uma das principais supridoras. Executivo da empresa diz que quer contribuir com sugestões para novo marcao legal do setor de gás, em discussão no Ministério de Minas e Energia.


14/06/2004 03:00
Visualizações: 22

Um mês depois de adquirir o bloco BMS-13 da texana El Paso, a britânica British Gas anunciou nesta quarta-feira (09/06) que vai participar da sexta rodada de licitações de áreas que será promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em agosto próximo. O diretor da subsidiária brasileira da empresa, Luiz Carlos Costamillan, afirmou que a intenção da BG é ampliar sua oferta de gás natural para mercados como o norte-americano, do qual é uma das principais supridoras.
Costamillan afirmou que a companhia considerou satisfatórios os resultados das análises das informações sobre os blocos que serão licitados pela ANP. O executivo se absteve de comentar, no entanto, as recentes declarações de representantes do Ministério de Minas e Energia - a ministra Dilma Rousseff e a secretária de Petróleo e Gás Maria das Graças Foster - contrárias à possibilidade de exportação do gás natural.
Sem querer entrar em polêmica, o executivo da BG disse apenas que aproveitará o período de consulta pública do novo marco legal do gás natural, atualmente em discussão no Ministério de Minas e Energia, para contribuir com sugestões. O Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), entidade que reúne algumas das principais petroleiras instaladas no país, constituiu recentemente um comitê para discutir essa nova legislação.
O secretário-geral do IBP, Álvaro Teixeira, disse que o objetivo do novo comitê é justamente o de contribuir para o esforço do governo em favor de uma legislação que seja o mais avançada possível. Teixeira atribuiu ao próprio executivo da BG (Costamillan) a idéia de criar um fórum especificamente voltado para a nova legislação do setor de gás natural do país.
Teixeira e Costamillan participaram nesta quarta-feira (09/06) do encerramento do seminário Gerenciamento de Riscos e Aproveitamento de Oportunidades para Companhias Locais no Setor de Petróleo e Gás, promovido pelo Ministério de Minas e Energia em conjunto com a ANP e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20