Petroquímica

Braskem e Pequiven assinam acordo sobre complexo de olefinas

O Complexo de Olefinas de Jose é definido pela Braskem como o mais competitivo pólo integrado das Américas. O projeto compreende a construçãod e um "cracker" de etano a partir de gás natural com capacidade de 1,2 toneladas ano, além de unidades de polietilenos e outros petroquímicos de segun

Redação
18/04/2006 03:00
Visualizações: 236

A Braskem e a companhia petroquímica estatal da Venezuela, a Pequiven, subsidiária da PDVSA, assinaram, nesta segunda-feira (17/04), um acordo para desenvolver e implantar um complexo petroquímico, que a companhia brasileira define como o mais competitivo pólo integrado das Américas.

O empreendimento denominado de Complexo de Olefinas de Jose comprreende a construção de um "cracker" de etano a partir de gás natural com capacidade superior a 1,2 milhão de toneladas por ano de eteno e de unidades de polietilenos, além de outros petroquímicos de segunda geração.

Para a Venezuela, o Complexo de Olefinas de Jose é um passo importante para o crescimento do setor petroquímico nacional e faz parte do plano de desenvolvimento da Pequiven 2006-2012. “A Venezuela detém uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo e ocupa uma posição privilegiada na geopolítica do continente americano”, diz Saul Ameliach, presidente da Pequiven.

“Pretendemos utilizar essas vantagens para, em parceria com a Braskem, desenvolver ainda mais a nossa indústria petroquímica, neste caso, no setor de olefinas (resinas plásticas), com objetivo de tornar a Venezuela uma potência mundial no setor de plástico, impulsionando a indústria de transformação, criando novas empresas, garantindo o suprimento de matéria-prima, substituindo importações e gerando empregos sustentáveis e permanentes. Tudo isso com o objetivo de gerar riquezas e contribuir para a redução da pobreza na região”, acrescenta.

Para a Braskem, conforme analisa o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, “esse projeto representa um passo fundamental na estratégia de crescimento com criação de valor da Braskem, aliando escala de produção, tecnologia atualizada e acesso a matéria-prima em condições diferenciadas, resultando em custos de produção mais competitivos e melhor rentabilidade para nossa empresa.”

“O projeto Jose reforça nossa aliança estratégica com a Pequiven e deve se transformar em uma plataforma de internacionalização da Braskem”, destaca.

O detalhamento do projeto que será conduzido pela Braskem e Pequiven deverá estar concluído em seis meses, conforme informa a companhia brasileira, e contemplará aspectos operacionais, tecnológicos, mercadológicos, financeiros e empresariais.

Além dessa iniciativa, a Braskem e a Pequiven prosseguem com o projeto para construir uma nova planta de polipropileno na Venezuela, no Complexo de El Tablazo, com capacidade anual de 400 mil t/ano e investimentos estimados em cerca de US$ 370 milhões. Outras oportunidades oferecidas pelo setor petroquímico venezuelano estão sendo analisadas no âmbito da parceria estratégica entre as duas empresas, informou a assessoria da Braskem.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13