acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Meio ambiente

Braskem e GE Water avançam no tratamento de água eficiente e sustentável

20/02/2017 | 16h22

A parceria realizada entre a GE Water & Process Technologies, um dos negócios da GE Power, e a Braskem, maior petroquímica das Américas, foi contemplada pela Ecomagination, premiação concedida pela GE que homenageia iniciativas que alcançam o equilíbrio entre a eficiência da produção industrial e os maiores desafios de sustentabilidade em escala global. O projeto premiado tem como base a unidade móvel de Osmose Reversa instalada na planta da Braskem em Mauá, região metropolitana de São Paulo.

“Por meio do sistema de Osmose Reversa, fomos capazes de fornecer à Braskem uma solução eficiente, de fácil instalação, que proporciona resultados rápidos a um baixo custo operacional, possibilitando ao cliente um ganho financeiro de mais de um milhão de dólares ao ano”, explica Eduardo Pavani, diretor executivo regional da GE Water & Process Technologies.

A Braskem buscava uma solução para suas operações de tratamento de água e a substituição de sua unidade de desmineralização. Após estudos realizados em colaboração com o grupo de engenharia da petroquímica, a unidade de troca iônica da empresa foi substituída pelo equipamento móvel de Osmose Reversa da GE Water & Process Technologies, garantindo a continuidade operacional que a planta necessitava.

“Nesses mais de 15 anos de atuação na indústria química e petroquímica, a Braskem vem escrevendo uma história de eficiência operacional e desenvolvimento sustentável. Esta parceria com a GE nos traz benefícios de otimização e redução de consumo de produtos químicos no processo produtivo. Recebemos com grande satisfação esse reconhecimento, que representa uma nova meta de superação dos nossos resultados”, comenta Pedro Boscolo, gerente industrial da unidade de Polipropileno da Braskem em Mauá.

O sistema implementado é montado dentro de containers, o que facilita a mobilidade e a agilidade no processo de instalação. A tecnologia da Osmose Reversa remove os sais, produzindo uma água permeada de baixa condutividade a qual é utilizada no sistema de geração de vapor. A instalação “plug and play” do container permitiu uma partida rápida do sistema e disponibilidade imediata de água de qualidade à Braskem, que depende desse recurso para realizar suas operações.

A economia de água potável foi um dos resultados positivos que levou a Braskem a ser reconhecida pelo prêmio Ecomagination. “A empresa utilizava água clarificada para alimentação do sistema de troca iônica e, após a instalação do processo de Osmose Reversa, que opera com água de reuso, passou a economizar cerca de 128.115 m³ de água clarificada por ano, o equivalente a 10% do consumo anual de água potável de uma cidade com 425 mil habitantes. A parceria da GE com a Braskem trouxe um significativo ganho financeiro para a empresa, assim como um aumento na eficiência de suas operações e um retorno ambiental extremamente positivo para o meio ambiente”, afirma Eduardo Pavani.

Sobre o Ecomagination

O Ecomagination Leadership é um prêmio concedido pela GE trimestralmente, reconhecendo clientes no mundo inteiro por reduzir o impacto ambiental e melhorar a produtividade de suas operações com o uso das tecnologias da empresa.

Criado em 2005, seu foco é reconhecer a redução dos impactos ambientais e desenvolver parcerias estratégicas para solucionar os maiores desafios ambientais do mundo por meio de soluções que aliam eficiência energética ao crescimento sustentável a partir de tecnologias limpas que evitam emissões nocivas e reduzam o consumo de água.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar