Produtos e Serviços

Braskem desenvolve solução inovadora com PVC

Redação/Assessoria
27/07/2017 14:36
Visualizações: 395

A Braskem desenvolveu em seu Centro de Tecnologia e Inovação, em Triunfo (RS), mais uma solução pioneira para a indústria brasileira. O compósito de PVC com pó de MDF é um produto com características únicas no mercado nacional e oferece diversas vantagens para clientes e consumidores. Com alta durabilidade, maior leveza e 100% reciclável, a madeira plástica tem se mostrado uma boa solução para o segmento de perfis.

A parceira da Braskem no desenvolvimento da nova tecnologia foi a Perfiltec, empresa de Caxias do Sul (RS), especializada na produção de perfis extrudados para construção civil, indústria moveleira, automotiva, entre outros setores. O interesse em novas oportunidades no mercado uniu as duas empresas e inspirou o lançamento da linha Infinity, uma série de produtos da Perfiltec com base no compósito de PVC e MDF. A nova linha inclui móveis para áreas externas, aplicações na construção civil e no mercado agrícola.

“Este foi mais um caso de desenvolvimento de solução ao lado dos nossos clientes, com ótimos resultados. Reunimos as características do polímero PVC com o MDF em pó e encontramos uma tecnologia bem interessante para vários segmentos. Este produto já tem um mercado grande no exterior e esperamos crescimento no Brasil em breve”, afirma Wagner Ormanji, engenheiro de aplicação da Braskem.

Embora a aparência seja semelhante à madeira natural, a nova solução com PVC apresenta muitas diferenças e vantagens importantes, como: maior durabilidade e resistência mecânica, menor peso, baixa absorção de água, imunização contra pragas e material anti-chamas.

A sustentabilidade é outra forte característica do compósito. Durante a produção da madeira plástica, a Perfiltec reutiliza o pó de MDF da indústria moveleira, tradicional na região de Caxias do Sul, que até então era desperdiçado no meio ambiente ou incinerado, com custos elevados. A empresa também oferece aos consumidores um sistema de logística reversa, no qual é capaz de recolher os produtos da linha Infinity para reciclagem.

Atualmente, o compósito é oferecido exclusivamente pela Perfiltec como matéria-prima de produtos com preço 35% abaixo da média do mercado. Com perspectivas positivas, a empresa e a Braskem já estão desenvolvendo novas aplicações do compósito para carrocerias e pisos de ônibus e caminhões. “O compósito de PVC e MDF é um produto inovador, que não existia no mercado há alguns anos. Com a retomada da economia, nossa expectativa é vender entre 70 e 80 toneladas do compósito por mês, já incluindo as oportunidades no mercado automotivo”, comenta Loreci Miranda, diretor da Perfiltec.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19