Petroquímica

Braskem desativa unidade de produção em Camaçari

Braskem fecha fábrica de matéria-prima e paralisa unidade de PET na Bahia. A empresa garante o fornecimento de PET por meio de contrato com a M&G Polímeros do Brasil, que inaugurou em 2007 a maior fábrica de PET no mundo no Brasil.

Redação
17/05/2007 03:00
Visualizações: 459

A Braskem decidiu desativar sua fábrica de DMT, matéria-prima da resina PET em Camaçari (BA). Conseqüentemente, a empresa vai paralisar temporariamente a produção de PET, mas garantirá o atendimento aos clientes por meio de um contrato firmado com a M&G Polímeros Brasil S/A, um dos principais produtores desta resina no Brasil e no mundo.

A M&G Polímeros do Brasil inaugurou em fevereiro de 2007 sua fábrica de PET no Brasil, com capacidade de 450 mil toneladas por ano. Paralelamente, Petroquisa e Companhia Têxtil do Nordeste (Citene) são associadas na construção de uma unidade de resina PTA (também matéria prima para o PET) no Pólo Petroquímica de Suape, em Pernambuco. Esta unidade que poderá ser fornecedora para a M&G.

Segundo a Braskem, a fábrica de DMT será desativada por ter sido considerada inadequada para competir globalmente, uma vez que não tem escala de produção, tecnologia atualizada e custos adequados. "A Braskem estudará a eventual retomada da produção de PET a partir de uma nova rota tecnológica que garanta custos competitivos para cadeia de poliéster no Brasil", informa a empresa.

As duas unidades industriais que serão paralisadas - DMT e PET - têm 128 integrantes, sendo que 86 já têm recolocação assegurada dentro da Braskem, 18 estão em processo de aposentadoria e os demais 24 integrantes estão em processo de recolocação interna ou em fornecedores da própria Braskem. 

A Braskem é líder em resinas termoplásticas na América Latina e está posicionada entre as três maiores companhias industriais privadas de capital brasileiro. Com 18 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, a empresa produz anualmente mais de 10 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19