acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Brasil-Reino Unido

Brasília sedia 5º reunião do Diálogo de Alto Nível Brasil-Reino Unido

22/03/2016 | 16h03
Brasília sedia 5º reunião do Diálogo de Alto Nível Brasil-Reino Unido
MME/ Layse Lacerda MME/ Layse Lacerda

O secretário-executivo de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, recebeu nesta segunda-feira (21/03), a ministra-adjunta do Departamento de Energia e Mudança Climática, Andrea Leadsom, para abertura da 5º reunião do Diálogo de Alto Nível Brasil-Reino Unido. A reunião deu continuidade ao Memorando de Entendimento entre o Brasil e o Reino Unido na área de energia, assinado em 2006.

Na reunião, o secretário-executivo Luiz Eduardo Barata reafirmou o interesse brasileiro em trocar experiências principalmente sobre armazenamento de energia intermitente – como a solar e a eólica. De acordo com Barata, a tecnologia é essencial, principalmente para garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica aos sistemas isolados. Barata informou que o potencial dos ventos no Brasil, somente em terra e sem levar em conta a exploração off-shore, é de 300 GW e menos de 10% é atualmente explorado. Já a Andrea Leadson afirmou que o Reino Unido tem interesse no Brasil nos pontos abordados pelo memorando de entendimento – fontes renováveis e o setor de petróleo e gás. A ministra-adjunta ressaltou o interesse da iniciativa privada britânica continuar investindo no Brasil. Ela informou que a partir de abril começa a funcionar um conjunto de financiamentos de mais cerca de um bilhão de libras criado para investir em parcerias no setor. “O Brasil é um país importante para o Reino Unido”, concluiu.

O evento reforça a importância do intercâmbio de informações sobre a segurança energética e o crescimento econômico além o estímulo ao uso de fontes renováveis e tecnologias de baixo carbono para combater as mudanças do clima.

Na pauta foram discutidas as experiências do Reino Unido na extração de petróleo e gás no Mar do Norte; transporte de gás natural e atividades relacionadas à produção de gás não convencional. Do lado brasileiro, a exploração de petróleo em águas profundas, planejamento de longo prazo no âmbito do setor elétrico, inserção de fontes renováveis na matriz de energia. Os líderes do Diálogo também conheceram mais sobre políticas de baixo carbono, eficiência energética, bem como oportunidades de investimento e programas de eficiência energética.

Intercâmbio de experiência Brasil-Reino Unido

Em 21 de março de 2011, o Brasil e Reino Unido iniciaram o Diálogo de Alto Nível em Energia, estabelecido para dar direcionamento ao Memorando de Entendimento em Energia, assinado em 2006, com intuito de fortalecer a cooperação entre os dois países no setor energético.

 

 



Fonte: MME
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar