Pré-sal

Brasil precisa melhorar o ambiente de negócios para atrair mais empresas chinesas

Redação/Assessoria
04/08/2017 13:29
Brasil precisa melhorar o ambiente de negócios para atrair mais empresas chinesas Visualizações: 419

No evento realizado ontem (03/08) "Primeiro Seminário Brasil-China - Regulação e Desafios Legais para Empresas e Investimentos Chineses no Brasil" organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio, representantes de algumas empresas chinesas que operam no Brasil falaram sobre os seus principais problemas no país e discutiram possíveis soluções com os participantes de ambos os países para ajudar a avançar nos investimentos chineses no Brasil.

Wan Guangfeng, da China National Petroleum Corporation (CNPC), enfatizou a importância do setor de petróleo no Brasil, com as reservas de pré-sal e um grande potencial de crescimento.

No entanto, ele apontou que alguns regulamentos têm se colocado como obstáculos para o desenvolvimento e aumento dos investimentos, como a exigência de conteúdo local, que é generalizado no setor de petróleo.

Além disso, ele sugeriu que uma reforma tributária pode ser benéfica para o desenvolvimento do setor de petróleo, entre outros, no país.

Jia Yao, diretora de Administração da China National Offshore Oil Corp (CNOOC), acrescentou que o país tem o potencial excelente, recursos humanos capacitados e uma boa base jurídica.

Floriano Azevedo, professor de Direito da FGV no Rio de Janeiro, disse que o ambiente de negócios experimentou muitos progressos nas últimas duas décadas, mas ainda há muito para construir na busca de um ambiente mais eficiente e atraente para empresas estrangeiras e investidores.

O atual ambiente de negócios do Brasil é muito semelhante ao da China na década de 1990, observou o cônsul brasileiro no Rio de Janeiro, Li Yang. Embora o Brasil produza muitos bens industrializados, raramente ele consegue ser internacionalmente competitivo, o que é injusto para a produção local.

"Se o Brasil quer prosperar e se desenvolver, a estrutura do mercado precisa mudar", disse o cônsul Li, acrescentando que "o Brasil é um país importante, mas não se arrisca a subir no palco para a competição mundial".

Por último, Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getulio Vargas, enfatizou a importância de buscar parcerias mais profundas e destacou a necessidade de reconhecer as diferenças culturais entre o Brasil e a China.

Os brasileiros precisam entender a mentalidade de negócios dos chineses e vice-versa. Ao saber mais uns dos outros, concluiu, os dois países evitarão mal-entendidos e alcançarão uma compreensão mais profunda em suas relações.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13