Comércio exterior

Brasil pode exportar álcool combustível para Austrália, diz Amorim

Agência Brasil
05/01/2006 02:00
Visualizações: 134

 O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acredita que o comércio entre Brasil e Austrália pode aumentar com a venda de etanol – o álcool combustível. Amorim esteve nesta quarta-feira (04/01) reunido com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Alexandre Downer.

"Tratamos principalmente de questões onde a cooperação pode aumentar e falamos do etanol. Nós temos a possibilidade de cooperação nessa área e em outros setores de ciência e tecnologia", disse.

São países que têm muitos recursos naturais e por isso na área de metalurgia, de agricultura. Biotecnologia e até de pesquisa por satélites podem trabalhar e fazer muitas coisas juntas". Downer disse que gostou do desempenho do Siena 1.8 movido a álcool. "Essa é um das áreas que podem crescer. Temos um comércio de US$ 1 bilhão e podemos aumentar", diz.

Segundo Amorim, o comércio entre os dois países aumentou mas ainda pode crescer bastante. "A Austrália é um país importante para o Brasil. O nosso comércio ainda esta muito aquém do seu potencial mas ainda assim está por volta de 1 bilhão de dólares, cresceu 20% no último ano. Os investimentos australianos no Brasil tem crescido de maneira substancial, cerca de 2 bilhões de dólares já no total tem ido para a área de mineração. Brasil e Austrália têm muitos pontos em comum na agenda internacional e também pontos para explorar bilateralmente".

Alexandre Downer disse ainda que gostaria que mais brasileiros fossem para a Austrália para aprender inglês e mais australianos possam vir para o Brasil estudar e desfrutar das belezas do país.

Nesta quinta-feira, o ministro australiano será recebido em São Paulo por empresários da cidade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.