Internacional

Brasil mostra experiência com energia em fórum promovido pela ONU

A experiência do Brasil na promoção de acesso aos serviços de eletricidade foi apresentada nesta terça-feira (20), em Nova York, no Fórum do Setor Privado 2011, promovido pela Organização das Nações Unidas. O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasile

Redação
21/09/2011 14:46
Visualizações: 125

A experiência do Brasil na promoção de acesso aos serviços de eletricidade foi apresentada nesta terça-feira (20), em Nova York, no Fórum do Setor Privado 2011, promovido pela Organização das Nações Unidas. O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, participaram do debate, que reuniu mais de 300 representantes de governos, de empresas e da sociedade civil de dezenas de países.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, antecipou aos participantes do debate que a energia será destaque no seu pronunciamento desta quarta-feira (21), na Assembleia Geral, que será aberta pela primeira vez por uma mulher, a presidenta Dilma Rousseff. “Precisamos colocar a energia como um dos temas do topo da agenda internacional”, afirmou o secretário-geral.

A ONU e o Pacto Global lançaram esta semana o programa "Energia Sustentável para Todos", que visa a universalização dos serviços de energia até 2030, melhorar a eficiência do setor em 40% e aumentar a participação de fontes renováveis em 30% até aquela data. A intenção é definir um plano de ação até a Conferência Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro.

Muitos dos participantes do debate apontaram o Brasil como um exemplo positivo no combate à miséria e na promoção do acesso aos serviços de eletricidade. E os representantes brasileiros foram questionados sobre a aplicação na prática dessas políticas. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, a questão da universalização da energia passa pela distribuição de renda. “Não há como resolver apenas a questão do acesso a esses serviços. É preciso ter um ambiente favorável para o crescimento econômico, aliado à distribuição de renda e à boa governança”, afirmou Jorge Samek.

O presidente da Eletrobras, por sua vez, afirmou que “é extremante positivo que a ONU tenha colocado a energia no centro do debate global da busca pela sustentabilidade”. Carvalho Neto disse ainda que “isso também sinaliza a importância que o sistema Eletrobras terá na Rio+20” (conferência sobre o meio ambiente que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro. Ele fez uma defesa da hidreletricidade na Amazônia, em debate com autoridades internacionais, mostrando o avanço das tecnologias, as boas práticas socioambientais, o intenso processo de negociação e as formas de mitigação dos novos projetos.

O evento também contou com a participação do ex-governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, que apresentou a experiência do seu governo na promoção de energias renováveis e na melhoria da eficiência energética, com projetos realizados em parcerias público-privadas. “O setor privado foi essencial para o sucesso desses projetos que hoje fazem parte dos programas da administração Obama, mostrando como iniciativas regionais podem influenciar políticas nacionais”, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20