Refino

Brasil está mais perto de investimento chinês em refino, diz secretário de óleo e gás

Reuters, 23/01/2018
23/01/2018 17:42
Visualizações: 309

Reuniões em Pequim nesta segunda-feira entre o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e as chinesas CNPC, Petrochina e Sinopec, deixam o Brasil mais próximo de receber investimentos orientais na área de refino, disse à Reuters o secretário de óleo e gás da pasta, Márcio Félix, que participou das conversas.

Os encontros das autoridades na China vêm após o presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmar em outubro passado que a empresa negocia uma parceria com a chinesa CNPC para a conclusão das obras da refinaria do Comperj, no Estado do Rio de Janeiro, interrompidas após um escândalo de corrupção.

Em uma das reuniões nesta segunda-feira, os membros do governo brasileiro, acompanhados de um representante da Petrobras, se encontraram com o presidente da Petrochina e vice-presidente da CNPC, Wang Dongjin, segundo detalhes da agenda das autoridades divulgada pelo ministério após pedido da Reuters.

"Em resumo, a visita do ministro Fernando Coelho Filho hoje a Pequim coloca o Brasil mais próximo de receber investimentos chineses na área de refino", disse Félix ao ser questionado sobre a agenda na China.

Ele explicou ainda que a viagem visou agradecer investimentos chineses nos leilões do ano passado na área de exploração e produção e ainda atrair investimentos em refino-- seja em parceria com a Petrobras, seja em novos projetos.

"O mercado brasileiro é muito atrativo e está sendo estudado com bastante atenção. E isso tem potencial de se transformar em negócios que podem ser anunciados ao longo de 2018", afirmou Félix. Ele não quis dar mais detalhes sobre os temas tratados nas reuniões.

A Petrobras e a CNPC assinaram um amplo memorando de entendimento em meados de 2017 que poderia incluir uma parceria relacionada ao Comperj e outras iniciativas no Estado do Rio.

Ainda durante a passagem pela China nesta segunda-feira, as autoridades do Ministério de Minas e Energia brasileiro se encontraram também com o vice-presidente-executivo do banco chinês China Development Bank, Wang Yongsheng, e com o presidente da Sinopec, Dai Houliang.

Após a visita a Pequim, Coelho Filho e Félix seguiram em viagem para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que acontece entre 23 e 26 de janeiro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19