Planejamento

Brasil elabora plano de longo prazo para o setor energético

Agência Brasil
14/07/2006 03:00
Visualizações: 102

Até o final do ano, o Ministério de Minas e Energia quer definir um planejamento estratégico para o setor energético para os próximos 25 anos. É o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), que servirá para orientar investimentos e ações no setor para as próximas décadas. Até lá, o ministério promove seminários para aprofundar o debate sobre o tema.

No seminário desta quinta-feira (13), Eficiência Energética na Expansão da Oferta de Energia, o presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, lembrou que os grandes países e todas as potencias mundiais têm planos estratégicos de longo prazo para o setor energético.

“Nós no Brasil estamos fazendo um plano até 2030, no qual vamos tentar traçar qual é a demanda de energia, os derivado e todas as fontes e quais tecnologias e fontes que deverão atender a essa demanda”, disse.

Tolmasquim alertou que em 40 anos a maioria das reservas mundiais de petróleo estará esgotada. “No caso do petróleo, esse estudo tem uma importância muito grande, dado que o petróleo é o principal energético em nível mundial e para o Brasil também, e existe toda uma questão geopolítica sobre ele. Portanto, esse estudo é muito importante para estabelecer o marco energético no país”, afirmou.

Para o presidente da EPE, o biodiesel pode desempenhar uma função estratégica para independência brasileira na questão de combustíveis. “Hoje, o grande gargalo do Brasil é a questão do diesel. No caso da gasolina, com a utilização do álcool, nós conseguimos diminuir bastante sua demanda no mercado interno, havendo portanto até a necessidade de exportar o excedente de gasolina”, explicou.

Até o final do ano, o Mistério de Minas e Energias pretende realizar mais seis seminários para discutir a elaboração do PNE 2030.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13