Cooperação Energética

Brasil e Bolívia terão comitê binacional para estudar cooperação energética

MME
20/07/2015 19:54
Brasil e Bolívia terão comitê binacional para estudar cooperação energética Imagem: Ilustração TN Petróleo Visualizações: 345

Brasil e Bolívia vão estudar as oportunidades de aproveitamento energético nos dois países. Nesta quinta-feira (16/07), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e o ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Luis Alberto Sánchez Fernández, assinaram termo para criar um Comitê Técnico Binacional, com responsáveis por encaminhar esses estudos.

O termo assinado pelos ministros define a composição e o objetivo do Comitê, previsto em Memorando de Entendimento em Matéria Energética, assinado em La Paz, em 17 de dezembro de 2007. “Temos um grande potencial para desenvolvermos juntos e vamos implementar no menor espaço possível de tempo”, afirmou Eduardo Braga.

A criação do Comitê permitirá examinar possibilidades conjuntas nas áreas de interconexão elétrica, infraestrutura energética e aproveitamento de recursos hídricos, e contará com um representante titular e um suplente brasileiro e boliviano. Também estarão representadas no Comitê a Eletrobras e da ENDE, sua contraparte boliviana; e representantes dos ministérios de Relações Exteriores dos dois países.

Entre as ações de cooperação previstas pelo termo está a promoção de intercâmbio tecnológico e de experiências no setor elétrico sobre o desenvolvimento sustentável de projetos hidroelétricos, sobre o manejo integral e sustentável de bacias de grande porte e interconexões internacionais. Estudos para avaliar a continuidade no fornecimento de gás natural boliviano para o Brasil também são contempladas.

Os presidentes da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e da ENDE, Eduardo Paz de Castro, assinaram durante a cerimônia memorando de entendimento entre as empresas para formalizar a cooperação. Participaram da cerimônia de assinatura, representando o Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Martins Almeida (Petróleo e Gás), Romário Wojcicki (Secretário-Executivo Adjunto), e Moacir Bertol (Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético). Do Ministério de Relações Exteriores, participaram a Embaixadora Mariangela Rebuá (Diretora do Departamento de Energia) e Renato Godinho (Secretário da Divisão de Recursos Novos e Renováveis).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20