Biocombustíveis

Brasil avalia mandatos de biocombustíveis para distribuidores

Reuters, 26/04/2017
26/04/2017 12:28
Visualizações: 208

O governo brasileiro está avaliando a possibilidade de estabelecer mandatos de biocombustíveis para distribuidores de combustíveis com o objetivo de aumentar o consumo de renováveis e reduzir emissões de carbono, disse nesta terça-feira um representante do Ministério de Minas e Energia (MME).

Usinas de etanol e biocombustíveis emitiriam certificados de reduções de emissões (CREs) que seriam transferidos a distribuidores quando eles comprassem os biocombustíveis.

Cada distribuidor seria obrigado a ter um certo número de CREs ao fim de cada ano, segundo mandatos que seriam estabelecidos pelo governo, disse o diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, Miguel de Oliveira.

O sistema também criaria um mercado secundário para os CREs, possivelmente na bolsa B3, disse Oliveira, uma vez que distribuidores de combustíveis que não possuírem o número exigido de certificados teriam que comprá-los no mercado para atingir seus mandatos, similar às exigências dos mercados de carbono na Europa e na Califórnia.

A proposta é o principal componente de um programa chamado RenovaBio, cujo objetivo é revitalizar o setor de biocombustíveis do país, que está competindo com gasolina e diesel mais baratos à medida que os preços internacionais ficam perto dos níveis históricos de baixa.

Oliveira disse que o sistema daria fôlego às usinas de açúcar e etanol e aos produtores de biodiesel.

"Se esse setor continuar na situação em que está hoje, as companhias provavelmente terão que fechar, e a produção de etanol hidratado poderá cair acentuadamente", disse ele durante um seminário internacional de açúcar e etanol organizado pela F.O. Licht em São Paulo.

O etanol hidratado compete com a gasolina como opção para donos de veículos flex no Brasil.

O etanol hidratado perdeu participação de mercado ao longo dos dois últimos anos no Brasil e a tendência deve continuar, uma vez que a Petrobras recentemente adotou uma nova política de preços que segue de perto os valores internacionais do petróleo.

Como consequência, as usinas estão destinando muito mais cana à produção de açúcar, que atualmente oferece melhor retorno. A produção de etanol caiu na última safra e deverá cair novamente à medida que a nova safra começa no Brasil.

O sistema de mandatos pode exigir aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado antes de ser adotada. Oliveira disse que a proposta poderá ser votada ainda este ano. Ele disse que espera que ela seja implementada perto de 2019.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19