Mercado

Brasil aumenta presença nos países asiáticos

Pesquisa é da FGV.

Jornal do Commercio
25/01/2013 17:10
Visualizações: 634 (0) (0) (0) (0)

 

Em 2012, a China, principal parceiro comercial do país, comprou 7% menos do Brasil enquanto que os brasileiros passaram a comprar mais 4,4% de produtos Made in China. Contudo, um olhar mais atento às exportações e importações brasileiras registradas no ano anterior percebe sinais do que pode estar se tornando uma boa alternativa comercial para o Brasil. E não é preciso nem sair do continente asiático para confirmar essa tese, observada por Lia Valls, pesquisadora da área de Economia Aplicada do FGV/IBRE.
Pesquisa realizada pela equipe coordenada pela pesquisadora aponta que as vendas para os países asiáticos, exceto China e Japão, cresceram 14,1%. A Índia é o mercado que mais cresceu de 2011 para 2012, além de países como Cingapura, Hong Kong, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Formosa. “Agora a Índia é o terceiro principal mercado do Brasil na Ásia, atrás apenas da China e Japão. O déficit de R$ 2,4 bilhões registrado em 2011 caiu para R$ 94 milhões. O aumento da exportação brasileira para a Índia, que pode estar ligado ao aumento das vendas de produtos eólicos para lá, subiu 52% enquanto que as importações caíram 13%”.
Além disso, os estudos feitos pelo FGV/IBRE também apontam que houve diversificação na pauta exportadora brasileira no ano passado. Porém, Lia alerta que esse resultado deve ser pontual. “Dá para perceber que a pauta de exportações esteve menos concentrada em 2012. Porém, isso ocorreu, principalmente, devido a queda da exportação de minério e, em contrapartida, do aumento da exportação de óleo combustível - que em 2011 representava 18% do total da pauta exportadora e hoje responde por 12% - e dos manufaturados, como aviões”, explica Lia.

Em 2012, a China, principal parceiro comercial do país, comprou 7% menos do Brasil enquanto que os brasileiros passaram a comprar mais 4,4% de produtos Made in China. Contudo, um olhar mais atento às exportações e importações brasileiras registradas no ano anterior percebe sinais do que pode estar se tornando uma boa alternativa comercial para o Brasil. E não é preciso nem sair do continente asiático para confirmar essa tese, observada por Lia Valls, pesquisadora da área de Economia Aplicada do FGV/IBRE.


Pesquisa realizada pela equipe coordenada pela pesquisadora aponta que as vendas para os países asiáticos, exceto China e Japão, cresceram 14,1%. A Índia é o mercado que mais cresceu de 2011 para 2012, além de países como Cingapura, Hong Kong, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Formosa. “Agora a Índia é o terceiro principal mercado do Brasil na Ásia, atrás apenas da China e Japão. O déficit de R$ 2,4 bilhões registrado em 2011 caiu para R$ 94 milhões. O aumento da exportação brasileira para a Índia, que pode estar ligado ao aumento das vendas de produtos eólicos para lá, subiu 52% enquanto que as importações caíram 13%”.


Além disso, os estudos feitos pelo FGV/IBRE também apontam que houve diversificação na pauta exportadora brasileira no ano passado. Porém, Lia alerta que esse resultado deve ser pontual. “Dá para perceber que a pauta de exportações esteve menos concentrada em 2012. Porém, isso ocorreu, principalmente, devido a queda da exportação de minério e, em contrapartida, do aumento da exportação de óleo combustível - que em 2011 representava 18% do total da pauta exportadora e hoje responde por 12% - e dos manufaturados, como aviões”, explica Lia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
Energia Solar
Thopen capta R$ 293 milhões com XP e Kinea e acelera exp...
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.