acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia solar

Brametal e Araxá Solar lançam solução 100% nacional, desde a engenharia até a fabricação, para atrair investidores

06/03/2017 | 10h25
Brametal e Araxá Solar lançam solução 100% nacional, desde a engenharia até a fabricação, para atrair investidores
Divulgação Divulgação

A Brametal, indústria brasileira de capital 100% nacional, considerada uma das maiores da América Latina para a fabricação de estruturas metálicas para geração e transmissão de energia e telecomunicações, se uniu a Araxá Solar, empresa pioneira no segmento de geração de energia solar, para lançar uma solução 100% nacional que oferecerá o expertise em projetos de engenharia para grandes usinas solares e os suportes nacionais para painéis fotovoltaicos fixados ao solo em um único projeto, que podendo gerar até 1.000 MW (megawatts)/ ano.

“O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar, mas este ainda é um mercado muito novo. Embora esteja crescendo de maneira constante e sólida, ainda são poucas as alternativas disponíveis. Isso nos indicou um caminho com grande potencial – este mercado gira em torno de 5 bilhões de reais/ano, sendo que 15% deste total é representado pelos suportes (base para a criação de uma usina). Por isso, decidimos nos unir à Araxá Solar para ingressarmos com bastante força neste segmento, já que eles estão sempre à frente de novos projetos”, afirma Ricardo Brandão, Presidente do Conselho e fundador da Brametal.

Para Rodolfo De Souza Pinto, Presidente da Araxá Solar, esta parceria causará um grande impacto no mercado por oferecer aos grandes investidores uma solução mais completa e customizada às suas necessidades. “Para uma usina ser construída são necessários três produtos, além de toda uma análise de engenharia: os suportes para painéis fotovoltaicos, módulos solares e inversores. Ou seja, com o expertise de engenharia que possuímos somados a um produto 100% nacional e desenvolvido exclusivamente para deste segmento, poderemos oferecer aos clientes a melhor solução técnica disponível a um melhor custo-benefício”, reforça.

Produto 100% nacional

Os novos projetos de suportes nacionais para painéis fotovoltaicos fixados ao solo, desenvolvidos pela Brametal, são três: Suporte fixo mono-poste; Suporte fixo bi-poste; e Seguidor solar de 01 eixo (single axis solar tracker), para que possam ser utilizados conforme as características dos painéis e o local de instalação do parque, resultando desta forma em estruturas mais leves.

Desenvolvidos para ter um custo de manutenção reduzido durante a vida útil, os suportes estão devidamente cadastrados no FINAME (BNDES), proporcionando aos clientes facilidade em obter financiamentos - já que a decisão do BNDES é de priorizar o subsídio de fontes renováveis, em especial, a fotovoltaica”, afirma Ricardo Brandão, fundador da Brametal.

A possibilidade de criar um novo produto apareceu há mais ou menos três anos, quando o Governo publicou um plano decenal indicando grandes investimentos na área de energia solar. “Percebemos, então, que poderíamos desenvolver um produto com tecnologia própria, o que nos traria mais benefícios e segurança”, reforça Brandão. “E como nosso crescimento tem sido muito positivo nos últimos 20 anos, decidimos buscar a parceria da Araxá Solar para crescermos ainda mais. Tanto que nossa expectativa é de manter o mesmo share que possuímos nas linhas de transmissão, que nos posiciona com um dos maiores players do mercado.”

Segundo dados da 32a reunião do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, realizada em junho de 2016, “a energia solar segue em expansão a depender da base industrial podendo alcançar algo entre 9 e 11 GW em 2025.”

Sobre a Brametal

Fundada no Brasil em 1975 na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, pelo o engenheiro Ayrton Egídio de Mattos Brandão, a Brametal atende o ramo da construção civil e construiu sua história e valores a partir das atitudes empreendedoras do seu idealizador e depois do seu filho, o engenheiro Ricardo Minatto Brandão. Atualmente a empresa é considerada uma das maiores fábricas da América Latina para a fabricação de estruturas metálicas para geração e transmissão de energia e telecomunicações, com uma capacidade fabril de 90.000 toneladas/ano.

Sobre a Araxá Solar – Soluções em energia

Empresa brasileira dedicada ao segmento de geração de energia solar, a Araxá Solar atua nos mercados de geração distribuída e de grandes usinas solares, com objetivo de garantir projetos altamente qualificados, aplicando as práticas mais modernas existentes neste segmento no Brasil e no mundo. A personalização de projetos e a garantia técnica e comercial de sua viabilidade são um dos pontos mais importantes e diferenciados do seu trabalho. Além da implantação soluções turn-key para usinas solares, atua ainda em estudos e consultorias especializadas, tanto na viabilidade e estruturação técnico comercial de soluções fotovoltaicas, como no desenvolvimento de projetos básico e executivo e engenharia do proprietário.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar