Matriz Energética

Braga participa de inauguração de parque eólico no RS

Presidente Dilma reafirma segurança energética brasileira.

MME
02/03/2015 12:35
Visualizações: 147

Ao lado do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a presidente Dilma Rousseff inaugurou na sexta-feira (27), o Parque Eólico de Geribatu e o Sistema de Transmissão Associado Santa Vitória do Palmar (RS). Na cerimônia, o ministro destacou a importância que a energia elétrica tem na vida das pessoas. "A energia está presente no emprego, na renda, e na qualidade de vida", disse Braga.

O ministro chamou atenção para as qualidades do sistema elétrico brasileiro, composto principalmente por fontes renováveis de energia, com linhas de transmissão que integram as diversas regiões do País. “Temos um sistema elétrico robusto, que transforma o potencial eólico em energia", afirmou o ministro.

No discurso, a presidente enfatizou que o Brasil precisará sempre de energia para crescer, principalmente de energia elétrica. E lembrou que os brasileiros estão vivendo uma das piores secas da história, que impacta o fornecimento de energia hidrelétrica, que constitui a maior parte da matriz energética nacional.

“Isso não significa que vamos ter qualquer problema sério, ou mais sério, na área de energia elétrica. Não iremos ter. Porque temos todo um sistema de segurança”, mas que deve ser usado sem desperdícios.

Esse sistema, afirmou Dilma, hoje inclui a energia eólica como um importante recurso, já que é renovável. “Queremos nosso País com energia limpa e sendo campeão nessa área. Por isso, esse parque eólico também representa mais passo do Brasil para garantir a responsabilidade que temos diante da mudança do clima”, exaltou.

Com 258 MW de potência instalada (129 aerogeradores em 4,8 mil hectares), Geribatu é o maior dos três parques que compõem o Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina. Os dois empreendimentos juntos (parque eólico e sistemas de transmissão associados) somam investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, orçados no PAC2. Localizado a 504 km de Porto Alegre, Geribatu atenderá a um consumo equivalente ao de 1,6 milhão de pessoas.

O sistema de transmissão associado conta com 757 km de linhas de transmissão, quatro novas Subestações (SE) e a ampliação de outras duas. O investimento é de R$ 1,06 bilhão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20