Abastecimento

BR inicia comercialização de biodiesel em 22 postos

Distribuidora cria gerência executiva que ficará responsável pelos novos negócios envolvendo o combustível. Meta anunciada pela presidente da empresa, Maria das Graças Foster, é iniciar a venda em 500 postos até julho.


17/05/2006 03:00
Visualizações: 120

A BR Distribuidora inicia nesta quinta-feira (18/5) a comercialização de biodiesel em 22 postos espalhados em 13 estados brasileiros. A meta da empresa é comercializar o chamado B-2 (combustível composto por 2% de produto processado a partir de sementes oleaginosas) em 500 postos da rede até julho. Junto com o lançamento do plano, passa a fazer parte da estrutura organizacional da BR Distribuidora a Gerência Executiva de Biodiesel, que será ocupada por Jorge Paulo Mouro, que até então tinha o cargo de gerente executivo de Novos Negócios.

Segundo a presidente da BR, Maria das Graças Foster, a distribuidora investiu R$ 20 milhões nos últimos 18 meses em planejamento logístico, equipamentos e em instalações específicas para colocar o produto no mercado. Para isso, explicou a executiva, foi desenvolvido um planejamento conjunto com a Petrobras para que ficasse garantida a operacionalidade e o suprimento do biodiesel. “A questão do suprimento é uma questão muito importante para BR Distribuidora, porque quando colocamos a nossa marca significa a nossa qualidade”, disse Maria das Graças.

A comercialização de biocombustíveis pela BR Distribuidora começou em fase experimental em Belém, onde três postos vendem desde abril do ano passado o produto processado pela Agropalma, que utiliza tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com a Lei de Biocombustíveis, será obrigatória a partir de 2008 a adição de 2% de combustível processado a partir de oleaginosas, denominado B-100. Em 2013, essa proporção deverá subir para 5%. Para atender às metas anunciadas, a BR adquiriu 240 milhões de litros de B-100 em dois leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse volume é proporcional à participação de 34% que a distribuidora detém no mercado de diesel, que consumiu 40 bilhões de litros em 2005. Quando a obrigatoriedade estiver em vigor, o produto está disponível em todos os 7 mil postos da BR em todo o país.

Em relação ao preço do produto, Maria das Graças Foster afirmou que o valor será compatível com o já cobrado pelo diesel de petróleo. A executiva observou ainda que a conquista de novas tecnologias na produção de biodiesel tendem a resultar em benefícios para o bolso do consumidor. “Com o avanço tecnológico, com a alteração das etapas desse processo, a Petrobras e a BR Distribuidora poderão trabalhar para reduzir o preço na produção de biodiesel”.

Levantamento do Ministério de Minas e Energia revela que estão em operação no país cinco plantas produtoras de biodiesel no país, sendo que mais cinco estão em estágio final de implantação. Outras 24 unidades estão em fase de construção ou projeto. No total, todas essas instalações representam capacidade para produção de 1,118 bilhão de litros de biodiesel.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19