Combustíveis

BR bate recorde de venda de QAV em dezembro

A BR Aviation, área de negócios da Petrobras Distribuidora voltada para o mercado de produtos e serviços aeronáuticos, estabeleceu em dezembro um novo recorde histórico de vendas de combustíveis (querosene e gasolina de aviação), com 399.098 metros cúbicos. Em 2011, o volume movimentado foi

Agência Petrobras
06/01/2012 18:54
BR bate recorde de venda de QAV em dezembro Visualizações: 81
A BR Aviation, área de negócios da Petrobras Distribuidora voltada para o mercado de produtos e serviços aeronáuticos, estabeleceu em dezembro um novo recorde histórico de vendas de combustíveis (querosene e gasolina de aviação), com 399.098 metros cúbicos. Em 2011, o volume movimentado foi 12,6% acima do ano anterior e a companhia encerrou o período reforçando sua posição de liderança nacional, com um share de 62%, operando em 101 aeroportos no país.

No ano, o volume comercializado somou 4.435.923 m³, contra 3.940.185 m³ em 2010. O crescimento, acima do mercado (11,4%), se deveu principalmente à ampliação de rotas de alguns clientes, notadamente os exclusivos como Gol e Azul, e ao crescimento de 17,4% no número de passageiros (dados da ANAC, até outubro).

A expectativa é que a demanda por combustíveis de aviação no Brasil deverá manter a trajetória de alta, impulsionada pela expansão do consumo interno e por eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. A BR Aviation se prepara para esse cenário e incluiu investimentos em suas instalações nos principais aeroportos do país no Plano de Negócios 2011/2015.

Nesse sentido, a companhia iniciou operações em 2011 nas localidades de Zona da Mata (MG), Itirapina (SP) e Maringá (PR). Além disso, estão previstas obras de ampliação e modernização das instalações em Natal, Brasília, Galeão/RJ, Campinas, Guarulhos e Porto Alegre. E as iniciativas também incluem a aquisição de novas unidades de abastecimento de aeronaves e a entrada em outros aeroportos, como Navegantes (SC), Imperatriz (MA), Foz do Iguaçu (PR), Eirunepé (AM), Macapá (AP) e Ilhéus (BA).

O Brasil consome hoje cerca de 600.000 m³ de QAV por mês, dos quais 400.000 m3 fornecidos pela BR. Durante os grandes eventos esportivos programados para o país, esse volume deverá ser entre 20% a 30% maior, especialmente nas cidades-sedes das competições.

Segundo o presidente da BR, José Lima de Andrade Neto, os investimentos anunciados pela companhia deverão garantir uma capacidade ampliada em 43 milhões de litros mensais de querosene de aviação. “Essa é uma das nossas principais preocupações. Vamos investir para atender a demanda", afirma Lima.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20