Biodiesel B2

BR antecipará para julho adição de 2% ao óleo diesel que comercializa

A partir de julho, todo o óleo diesel comercializado pela Petrobras Distribuidora (BR) trará em sua composição a adição de 2% de biodiesel. A obrigatoriedade da adição deste percentual estava prevista apenas para janeiro de 2008. Para que a meta pudesse ser alcançada, a BR investiu R$ 35 mi

Agencia Brasil
08/05/2007 03:00
Visualizações: 111

Segundo a presidente da BR, Maria das Graças Foster, até o fim de maio 5 mil postos de serviço de bandeira da companhia e outros 3.350 grandes clientes da empresa, em todos os estados do país, já estarão recebendo o biodiesel B2 (ou seja: a mistura de 2% do óleo vegetal ao diesel convencional - derivado do petróleo).

“Essa antecipação foi um desafio, na medida em que foi necessário o convencimento do cliente da viabilidade da estratégia da BR. Nós completamos um ano de trabalho planejado para a colocação do biodiesel no mercado, e já terminamos a semana passada com 4.550 postos revendedores comercializando o diesel com a adição do diesel vegetal. Até o fim deste mês seguramente teremos 5 mil postos vendendo o B2”, disse Maria das Graças.

De acordo com a Petrobras Distribuidora, o biodiesel já está disponível em 55, dos 64 terminais e bases de distribuição da companhia em todos os estados brasileiros. Em julho, todas as 64 bases estarão distribuindo óleo diesel com a adição de 2% de biodiesel. Com isso, a BR estará antecipando em cerca de seis meses a legislação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que prevê a obrigatoriedade da comercialização do B2 somente a partir de 2008.

Para a antecipação da meta, a Petrobras Distribuidora reforçou sua atuação em duas frentes: de um lado, na adequação da infra-estrutura operacional e logística de distribuição, o que garante a disponibilidade do produto; de outro, incrementando suas ações comerciais para levar o biodiesel ao consumidor em condições competitivas, garantindo-lhe a posição de produto rentável na carteira da empresa.

 Na parte operacional, a BR traçou um plano de adequação da sua rede de bases e terminais. A empresa teve que montar uma estrutura logística completa para o biodiesel, a partir da coleta junto às usinas produtoras localizadas nos quatro cantos do país (hoje, são sete usinas em operação e até o fim do ano serão mais 15), passando pela armazenagem e pelos equipamentos de mistura, até a expedição para os clientes finais.

A presidente da BR afirmou que em dois meses a distribuidora estará apta a atender todo o seu público consumidor com a adição do B2.“Em julho, todo o diesel da BR Distribuidora será B2. Ou seja, nestes dois meses que faltam, nós concluiremos as obras nas nove de nossas bases que ainda não atendem à mistura. Em dois meses, estaremos prontos para atender completamente todo o mercado com o B2; além das misturas que estamos fazendo com o B5, B20 e o B30, autorizado pela ANP para utilização por parte de nossos grandes clientes”, informou.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13