Internacional

BP é suspeita de manipulação dos mercados do petróleo e da gasolina sem chumbo

Euronews
30/08/2006 03:00
Visualizações: 163

A BP volta a ter problemas nos Estados Unidos. Desta vez a British Petroleum, a segunda maior petrolífera mundial está a ser investigada por alegada manipulação dos mercados de crude e da gasolina sem chumbo. No caso da gasolina sem chumbo, o Departamento de Justiça norte-americano concentra há mais de um ano as suas atenções num dia de transacções, em 2002, no NYMEX (New York Mercantile Exchange).

A Comissão do Comércio de Futuros de Matérias-Primas, entidade reguladora do sector, está a investigar eventuais manipulações do mercado de crude em 2003 e 2004, procurando determinar se a BP influenciou as cotações ao utilizar informações sobre as suas próprias reservas.

As autoridades norte-americanas têm ainda outros inquéritos em curso. Por um deles, o que diz respeito a uma fuga num oleoduto no Alasca, o Congresso vai iniciar audiências na próxima semana. Também a decorrer, está a investigação à explosão numa refinaria do Texas que custou a vida a 15 pessoas, em 2005.

A BP declarou estar ao corrente de todos os processos e a "cooperar totalmente" com as autoridades.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13