Golfo do México

BP baseou resposta a vazamento em dados equivocados

Dow Jones
25/06/2010 10:58
Visualizações: 146

A British Petroleum e outras grandes companhias de petróleo basearam seus planos para responder a grandes vazamentos de petróleo no Golfo do México em projeções do governo dos EUA que previam baixa possibilidade de o óleo atingir a costa do país, mesmo no caso de um vazamento com as proporções do atual. A informação foi publicada pelo Wall Street Journal.
 

 

Os modelos do governo, que não são atualizados desde 2004, assumiam que, em um vazamento, a maior parte do petróleo evaporaria rapidamente ou seria dissolvida pelas ondas e pela temperatura. Mas, nas semanas que se passaram desde que a plataforma Deepwater Horizon pegou fogo e afundou, a vida real provou que esses modelos estavam equivocados. O petróleo atingiu 171 milhas (cerca de 275 km) do litoral sul da Louisiana, Mississippi, Alabama e norte da Flórida. Além disso, os modelos do governo não tratam de como o petróleo expelido uma milha abaixo do fundo do mar se comportaria - apesar dos anos de preocupações entre cientistas do governo e companhias de petróleo com possíveis vazamentos em explorações em águas profundas.

 


As projeções otimistas do governo dos EUA reforçaram a confiança do setor de petróleo em sua tecnologia para prevenção de vazamentos, o que levou a decisões que deixaram tanto as companhias quanto o governo mal preparados para o desastre que atinge as águas do Golfo do México desde o dia 20 de abril, ressalta o jornal. A BP e as agências do governo que estão respondendo ao vazamento têm tido dificuldades para agrupar meios de conter o petróleo e os navios e equipamentos necessários para manter o óleo longe da costa.


Depois do acidente no Golfo do México, o governo de Barack Obama lançou uma grande reforma da agência que regula a exploração de petróleo e gás em alto mar. "Sem dúvida, nós precisamos levantar barreiras para as operações com petróleo e gás em alto mar", afirmou um porta-voz do Departamento do Interior dos EUA ontem, em resposta a perguntas sobre os modelos de combate a vazamentos.


A BP tem sido criticada pelo Congresso dos EUA e por grupos ambientalistas por não estar preparada para lidar com um vazamento de grande escala. No entanto, essas críticas escondem um fato crucial: os órgãos reguladores federais dos EUA exigiram que a BP baseasse seus planos de combate nos modelos do Departamento do Interior que não são atualizados desde 2004. As informações são da Dow Jones.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20