Mercado

Bolsas caem após ataque terrorista e alta do petróleo

Valor Econômico/ag.
07/12/2004 02:00
Visualizações: 63

O ataque contra o consulado americano na Arábia Saudita estimulou uma nova alta dos preços do petróleo e contaminou negativamente as expectativas dos investidores, nesta segunda-feira (06/12). Resultado: queda generalizada nas principais bolsas do mundo.
Nos Estados Unidos, as ações do setor de tecnologia conseguiram se descolar do pessimismo. O Nasdaq Composto foi o único índice a começar a semana em alta, ainda que modesta, com avanço de 0,15%, para 2.151 pontos. As ações da Apple subiram quase 5% e ajudaram o indicador a fechar no azul, depois que o JP Morgan elevou as estimativas de receita e lucro da empresa. Outro destaque foram os papéis da Oracle, que se valorizaram 2,38%.
As ações da economia tradicional não tiveram o mesmo desempenho. O índice Dow Jones recuou 0,43%, para 10.547 pontos, e o Standard & Poor`s 500 teve oscilação negativa de 0,08%, a 1.190 pontos. O rebaixamento da recomendação de papéis, como a farmacêutica Pfizer e a produtora de alumínio Alcoa, também pressionaram o mercado para baixo.
As principais bolsas da Europa começaram a semana em queda, também abaladas por questões de segurança no Oriente Médio e pelos preços do petróleo. Além disso, uma projeção de lucros modestos da empresa de defesa BAE Systems e as perdas em Wall Street pesaram contra os mercados acionários europeus.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 recuou 0,53%, para 4.722 pontos. Em Frankfurt, o DAX fechou com oscilação negativa de 0,36%, a 4.193 pontos. O CAC-40, de Paris, perdeu 0,43%, a 3.767 pontos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20