Bolsa

Bolsa de Xangai: petrolíferas brasileiras terão vantagem com negociação em yuan

Redação/Assessoria
08/01/2018 17:42
Bolsa de Xangai: petrolíferas brasileiras terão vantagem com negociação em yuan Imagem: Divulgação Visualizações: 206

As empresas e os investidores brasileiros terão mais uma alternativa ao dólar americano ao negociar petróleo. Isso por que a Bolsa de Xangai começará, a partir do próximo dia 18, a oferecer contratos futuro de petróleo em yuan – moeda chinesa também conhecida como Renmimbi (RMB).

"A Bolsa de Tokyo já tentou o mesmo, isto é, negociar petróleo em moeda japonesa, mas a iniciativa não prosperou. A Bolsa chinesa sabe que não será uma tarefa fácil gerar liquidez e volume para negociar petróleo no mercado futuro de Xangai, embora a China seja o maior importador mundial do commodity. Por isso, adotou um ineditismo, que é a possibilidade de o comprador, que não confia no RMB, poder fazer mais uma conversão por meio de um contrato futuro de RMB para ouro", explica Hsia Hua Sheng, professor de Finanças Aplicadas da FGV EAESP.

Com o novo sistema, as "petrolíferas brasileiras poderão optar entre vender seu produto em dólar americano, como é de praxe nesse mercado mundial, ou em RMB. Ou seja, na moeda que lhe for mais lucrativa no momento da transação", diz.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19