Gás natural

Bolívia não consegue pôr contratos em prática

O Estado de S.Paulo
15/03/2007 03:00
Visualizações: 125

O presidente Evo Morales prometeu, mas dificilmente o governo da Bolívia conseguirá cumprir o compromisso de iniciar hoje a vigência dos novos contratos de concessão de campos petrolíferos do país. A promessa foi feita na visita de Evo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14 de fevereiro, como reconhecimento à boa vontade do brasileiro com o pleito por aumentos no preço do gás boliviano. Anteontem à noite, porém, o ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, admitiu que o prazo pode não ser cumprido.

´Não depende apenas de nós´, afirmou, em entrevista à imprensa local. Ele se refere à disputa entre governo e oposição no Congresso. Na semana passada, o Senado, controlado por partidos oposicionistas, anunciou que suspenderia o processo de nacionalização por causa de erros nos contratos. Só anteontem o governo conseguiu aprovar as novas versões na Câmara dos Deputados.

O tema voltou ao Senado, cujo presidente, José Villavicencio, anunciou que a aprovação só será feita se os parlamentares estiverem convencidos que os novos termos beneficiam o país. ´Temos responsabilidade com o país. É preciso que haja transparência no conteúdo dos contratos das petroleiras´, disse, segundo a Agência Boliviana de Informações. A oposição reclama de mudanças feitas após apresentação dos documentos ao Congresso.

Enquanto a disputa persiste, Petrobrás e suas parceiras nos campos de San Alberto e San Antonio, os maiores do país, pagam o imposto adicional de 32% sobre a receita dos projetos, que deveria ser cobrado apenas até a assinatura dos contratos, em outubro de 2006. O governo prorrogou a cobrança, por decreto, até que os contratos entrem em vigor. Por mês, a Petrobrás, a francesa Total e a espanhola Repsol têm de depositar US$ 32 milhões.

Anteontem, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, disse que a empresa, mesmo sob protesto, continuará pagando o imposto. ´Quando se está num país, ou você paga imposto ou se está ilegal, não tem alternativa´, afirmou. ´Não é questão de ceder, é uma questão de ter que fazer o que o país está obrigando você a fazer.´

Os sócios de San Alberto e San Antonio afirmam que deveriam pagar US$ 4 milhões por mês, referentes à parcela do lucro dos projetos que, segundo os contratos, pertence à estatal YPFB. Villegas reforçou ontem que as companhias não terão como escapar da cobrança.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19