Economia

BNDES promove novas medidas de estímulo à competitividade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está promovendo novas alterações nas condições dos financiamentos a máquinas e equipamentos. Foram ampliados os prazos e reduzidas as taxas de juros do Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI) e do BNDES Proengenharia

Redação/ Agência
22/05/2012 15:08
Visualizações: 148
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está promovendo novas alterações nas condições dos financiamentos a máquinas e equipamentos. Foram ampliados os prazos e reduzidas as taxas de juros do Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI).

As medidas foram anunciadas na segunda-feira (21), em Brasília, pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (MDIC) e pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O programa, que financia a aquisição de bens de capital, teve suas taxas reduzidas e unificadas em 5,5% ao ano, oferecendo, dessa forma, condições de financiamentos equiparadas para todos os portes de empresas.

Também tiveram redução significativa as taxas de juros para aquisição de ônibus e caminhões, de 7,7% ao ano para 5,5% ao ano. Da mesma forma, os financiamentos do BNDES Proengenharia, destinado ao desenvolvimento da engenharia nacional, passam para 5,5% ao ano (eram de 6,5% ao ano).

As novas taxas de juros do BNDES PSI e do BNDES Proengenharia serão válidas até 31 de agosto de 2012. Depois disso, voltarão às condições financeiras anteriores.

O Programa BNDES PSI melhorou também as condições do financiamento à exportação, modalidade pré-embarque, a grandes empresas. Para estas, a taxa de juros foi reduzida em um ponto percentual, de 9% ao ano para 8% ao ano. Para as micro, pequenas e médias empresas, a taxa foi mantida em 7% ao ano.

O Programa BNDES Procaminhoneiro, que financia veículos para o caminhoneiro autônomo, teve seu prazo ampliado de até 96 meses para até 120 meses. A taxa de juros do programa permanece em 5,5% ao ano.

Com esse novo elenco de medidas, o Governo Federal visa estimular o investimento, garantindo maior competitividade aos setores produtivos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20