Finanças

BNDES lança novos programas para financiar a produção

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulga dois modelos de financiamento para fornecedores de equipamentos, materiais e serviços vinculados a projetos industriais. No programa voltado para venda à vista, o BNDES financia o produtor durante a construção. No programa d


03/08/2004 03:00
Visualizações: 66

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulga dois modelos de financiamento para fornecedores de equipamentos, materiais e serviços vinculados a projetos industriais. No programa voltado para venda à vista, o BNDES financia o produtor durante a construção para que ele possa atender as encomendas dos compradores. No programa dirigido ao arrendamento mercantil, o banco pode financiar a contrução, mas a fase que caracteriza o modelo é o financiamento da empresa de leasing, que deverá comprar o produto e alugar a empresa que utilizará o serviço.
O Programa de Financiamento a Supridores Nacionais de Equipamentos, Materiais e Serviços Vinculados dispõe de R$ 500 milhões iniciais para financiamento em vários setores industriais. "Isso não significa que o valor não possa ser aumentado, mas por enquanto estamos testando a demanda", informa o diretor do departamento de indústria pesada do BNDES, Renato Francisco Martins.
As condições do financiamento para venda a vista são semelhantes às utilizadas normalmente pelo BNDES: parte da dívida calculada em TJLP e parte em Cesta de Moedas somada à remuneração de cerca de 4% para o Banco. A garantia é de 130% do valor financiado. No caso deste programa, o prazo de financiamento é de 18 meses e o valor máximo de empréstimo chega a 50% do preço de venda do produto. "No preço de venda estão imbutidos custo, impostos, lucro, etc. A taxa de 50% representa um financiamento maior nos custos", afirma Martins. 
No caso do sistema de leasing, o financiamento pode chegar a até 90% do valor do empreendimento e o contrato de amortização do produto é calculado em sete anos. Segundo Martins, o modelo venda a vista é mais dirigido a pequenas e médias empresas e o de leasing a grandes companhias. 
Embora tenha sido lançado há cinco meses, o Programa ainda não fechou nenhum contrato. "Na verdade não houve uma boa divulgação", comenta Martins. O executivo informa, no entanto, que as indústrias que tem se mostrado mais interessadas são as de petróleo, petroquímica, logísticas, siderurgia, enfim, todas as que operam grandes projetos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13