Exploração & Produção

BNDES e Petrobras devem discutir financiamento para o Campo de Tupi

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou que já está agendada uma reunião de trabalho com a diretoria da Petrobras para discutir o financiamento para exploração do Campo de Tupi.

Agência Brasil
14/11/2007 02:00
Visualizações: 39
A reunião deverá tratar da possibilidade de financiamento para a exploração do Campo de Tupi, na Bacia de Santos (SP). "Agora, nós teremos o desafio de examinar quais serão os requisitos adicionais necessários à exploração desse novo potencial", indicou Coutinho, após almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ele também elogiou a decisão do Conselho Nacional de Política Energética de retirar, do próximo leilão de áreas de exploração de petróleo e gás, os blocos vizinhos à nova descoberta. O leilão está programado para o fim deste mês.









Coutinho destacou ainda o financiamento, na área de exploração, de toda a parte de engenharia do campo de Marlim, na Bacia de Campos (RJ), ao reconhecer que a atividade exploratória no campo de Tupi será cara: “Mas com o barril de petróleo a US$ 100, começa a ser viabilizada a exploração em águas ultraprofundas. E a Petrobras é uma das poucas empresas no mundo com capacidade e competência para extrair petróleo nessa profundidade”.









Concentrado entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Campo de Tupi poderá apresentar um potencial capaz de quadruplicar o tamanho das reservas brasileiras, hoje em 14 bilhões de barris de petróleo, estimou o presidente do BNDES, para quem o potencial de toda a província petrolífera pode alcançar até 70 bilhões de barris.









“É uma riqueza de grande expressão e que não pode ser pensada da forma como as nossas reservas de petróleo vinham sendo pensadas até agora. Porque ela é tão grande e é patrimônio da nação brasileira, deve ser pensada como fazem os países petroleiros, como uma riqueza que tem uma expressão intertemporal, intergerações – e uma riqueza que tem um potencial de perdurar por várias gerações requer um tratamento especial”, disse.




Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13