Redução de Emissões

BNDES divulga estudos sobre carros elétricos e tecnologia do biodiesel

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou recentemente dois estudos importantes para o cenário energético brasileiro e que podem contribuir para a redução das emissões no país. O primeiro, sobre o mercado do biodiesel, aponta para a necessidade de investir em pes

Redação
22/07/2010 17:44
Visualizações: 254
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou recentemente dois estudos importantes para o cenário energético brasileiro e que podem contribuir para a redução das emissões no país. O primeiro, sobre o mercado do biodiesel, aponta para a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento para que o Brasil encontre alternativa à soja, já que 75% do biodiesel produzido no país tem essa oleaginosa como matéria-prima. O segundo, sobre carros elétricos, está relacionado à recente controvérsia interna do governo sobre o assunto. Leia os estudos na íntegra, publicados no Inovação Unicamp (em pdf).

 

A pesquisa "Mercado brasileiro de biodiesel" é de autoria de dois funcionários do BNDES: André Pompeo do Amaral Mendes, economista, e Ricardo Cunha da Costa, engenheiro. O documento afirma que o pinhão-manso e as algas podem ser possiveis alternativas à soja, vegetal de baixo teor de oleosidade e conflitante com a produção de alimentos. Quanto ao uso de algas, os autores explicam ser uma iniciativa ainda em fase de pesquisa e mais promissora, portanto, no longo prazo.

 

O documento "Estratégia para Implantação do Carro Elétrico no Brasil, Versão Preliminar" contém artigo de Luciano Coutinho, muito citado na imprensa, em que o presidente do BNDES argumenta que o desenvolvimento de tecnologias para o carro elétrico pode se constituir na oportunidade para a criação de uma montadora de veículos nacional.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20