Energia alternativa

BNDES cria programa financeiro para apoiar o Proinfa

O Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Fontes alternativas de Energia Elétrica foi aprovado nesta terça-feira (30/03) pela diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa foi criado especialmente para apoiar os empreendimentos realizados no âmbito


30/03/2004 03:00
Visualizações: 214

O Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Fontes alternativas de Energia Elétrica foi aprovado nesta terça-feira (30/03) pela diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa foi criado especialmente para apoiar os empreendimentos realizados no âmbito do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), criado pelo Ministério das Minas e Energia (MME) com o objetivo de diversificar a matriz energética brasileira.
O BNDES financiará até 70% dos intens financiáveis do projeto, com amortização em até 10 anos e carência de até 6 meses depois do empreendimento ter entrado em operação comercial. A taxa de juros será TJLP mais 3,5% ao ano nas operações diretas.  Nas operações indiretas, realizadas por intermédio dos agentes financeiros, o BNDES dispensará o agente da comissão de intermediação financeira.
Para solicitar o financiamento, a empresa deverá assinar o Contrato de Compra e Venda de Energia (CCVE) com a Eletrobrás e comprovar o atendimento às exigências do Guia de Habilitação de Projetos de Geração para energias geradas a partir das fontes eólica, bagaço e PCH e apresentar licença de instalação ambiental.
As vantagens sociais da instalação de fontes alternativas de energia elétrica são a criação de empregos durante a construção e a geração, a valorização de técnicos especializados e a redução do impacto causado pelas grandes hidrelétricas. No aspecto ecológico, as fontes alternativas de energia são limpas e renováveis. As centrais de energia limpa também possibilitam a atração de investimento externo através do mercado de certificados de redução de emissão de gás carbônico, com potenciais efeitos positivos no balanço de pagamentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20