O estaleiro vai construir três empurradores oceânicos contratados pela Norsul para atender a contratos de transporte marítimo. O BNDES participará com 55,22% do investimento e o Aker Promar entrará com recursos próprios de US$ 10,5 milhões.
RedaçãoA diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de US$ 12,9 milhões para o estaleiro Aker Promar destinado à construção de três empurradores oceânicos. As embarcações foram encomendadas pelo armador Norsul para atender aos contratos de transporte marítimo firmados com seus clientes, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST)/Vega do Sul e a Veracel Celulose. O BNDES participará com 55,22% do investimento total e o Aker Promar entrará com recursos próprios de US$ 10,5 milhões, correspondentes a 44,67% do custo do projeto.
A Norsul pagará, durante a construção, apenas 38% do valor total da obra. Nesse período, o Promar, estaleiro localizado em Niterói, terá apoio do Banco para os restantes 62% da obra. A operação será liquidada na entrega dos empurradores à Norsul. Os recursos aprovados pelo
BNDES virão do Fundo de Marinha Mercante. Nos últimos quatro anos, o Banco liberou US$ 716 milhões de recursos do Fundo, refletindo o desenvolvimento da indústria naval brasileira.
Durante os 23 meses de construção das embarcações serão contratados 100 trabalhadores de um total de 230 envolvidos nas obras. Além disso, pelas características da atividade de construção naval, a estimativa é de criação de dois postos de trabalhos adicionais na cadeia de fornecedores para cada novo emprego nos estaleiros, o que resultará em mais de 360 postos de trabalho durante a construção.
Os três empurradores, dois para a CST e um para a Veracel, serão idênticos, com potência aproximada de 5,4 mil KW. A Veracel utilizará a embarcação para o transporte de barcaças oceânicas com celulose entre o Terminal Marítimo de Belmonte, na Bahia, e o Terminal de Barcaças de Portocel, em Barra do Riacho, no Espírito Santo. Os empurradores do projeto
CST/Vega serão destinados ao transporte de barcaças oceânicas com bobinas de aço entre um terminal privativo a ser construído em Serra, no Espírito Santo, e o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
Os empurradores serão integrados a um projeto de transporte concebido pela Norsul dentro de um modelo logístico que envolve um novo nicho de mercado, o dos comboios empurradores-barcaças oceânicas. Segundo o BNDES, trata-se de uma alternativa até então inédita no Brasil, que tem se mostrado competitiva em casos específicos desse tipo de carga, volume anual e distância a percorrer.
A operação de cabotagem apoiada pelo BNDES foi a alternativa encontrada para escoar os produtos siderúrgicos fabricados na CST até Santa Catarina sem utilizar as malhas rodoviárias, já saturadas, e ferroviárias, o que demandaria mais tempo de transporte. Além do aspecto logístico, a opção pelo modal aquaviário terá um impacto ambiental positivo, uma vez que evita a concentração de poluentes ao longo da rodovias e ferrovias. Ou
seja, ao privilegiar a cabotagem, o projeto alivia as rodovias do expressivo tráfego de caminhões e reduz a importação de óleo diesel.
O Promar, estaleiro controlado pelo grupo norueguês Aker Brattvaag, vem mantendo uma carteira de projetos que tem permitido a produção ininterrupta nos últimos anos. A Aker é líder mundial em construção naval especializada em empurradores e embarcações de apoio a plataformas de petróleo, com um faturamento de US$ 347 milhões em 2003, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2002. Em julho de 2001, adquiriu 51% do capital do Promar, estimulada pelo crescimento do mercado brasileiro de exploração e produção de petróleo. Depois disso, o estaleiro melhorou seu desempenho financeiro e operacional. Atualmente, além das encomendas da Norsul, o estaleiro está construindo embarcações para a Astromarítima, a Asso Marítima, empresa do grupo italiano Augusta Offshore, e para a NorSkan Offshore.
Os terminais do projeto Veracel devem estar concluídos antes do início das operações, previsto para julho deste ano. A conclusão do terminal de Belmonte está prevista para abril e o de Portocel encontra-se em processo de adaptação para receber os empurradores e deve estar concluído bem antes do início das operações.
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