Biocombustíveis

Biodiesel terá nova rodada este mês

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem que o governo deve realizar mais um leilão de biodiesel este ano para recompor os estoques do produto para 2008, quando entrará em vigor a legislação que obriga a mistura do óleo vegetal ao diesel convencional em

ANP
06/12/2007 02:00
Visualizações: 143
O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem que o governo deve realizar mais um leilão de biodiesel este ano para recompor os estoques do produto para 2008, quando entrará em vigor a legislação que obriga a mistura do óleo vegetal ao diesel convencional em proporção de 2% (chamado de B2) em todo o País.

O leilão, que será realizado até o dia 20 deste mês, deverá adquirir 72 milhões de metros cúbicos, o que seria suficiente para abastecer o mercado com o combustível durante um a dois meses. Lima garantiu que a agência está montando uma estrutura de fiscalização para fazer valer a nova regra, que entra em vigor já em janeiro do próximo ano. Segundo ele, a agência reformulou as regras do leilão. O objetivo é evitar que empresas vencedoras deixem de entregar o produto, como ocorreu em leilões anteriores:

"Algumas empresas, aliás, grandes empresas, venderam grandes quantidades, mas não entregaram. Segundo dizem, não entregaram, primeiro, porque a Petrobras teve dificuldade de receber o produto. Em segundo lugar, com hipótese de novos leilões, com preços maiores, elas se reservaram o direto comercial de vender o produto com preço maior", disse.

Lima explicou que as empresas que deixarem de entregar o produto sofrerão multas pesadas e serão impossibilitadas de participar de futuros leilões. Sobre a comentada falta de biodiesel no mercado, Lima afirmou que a "situação não é folgada, mas é segura". "Os estoques estão dispersos, mas coordenados", resumiu.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13