Combustíveis

Biodiesel gera demanda por álcool e óleo


10/11/2004 02:00
Visualizações: 49

O programa de mistura do biodiesel ao diesel deverá consumir um volume extra de 15 milhões de litros de álcool e de 700 mil toneladas de óleos vegetais por ano, de acordo com estimativa de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool e diretor da consultoria Canaplan. O governo federal deverá editar no final deste mês uma Medida Provisória regulamentando a adição de biodiesel ao diesel.
A mistura está estipulada em 2%, em uma primeira fase, e poderá atingir até 5%. "Estudos mostram que uma mistura de até 5% não prejudica o desempenho dos motores dos veículos", disse Carvalho. Atualmente, o Brasil consome 36 bilhões de litros de óleo diesel por ano, dos quais 17% são importados. "O programa visa também reduzir esta dependência do produto", afirmou.
O governo federal ficou de definir como será a política tributária para o produto, o que poderá estimular a produção. O programa deverá estimular a agricultura familiar, com o incentivo da produção de mamona.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13