Parceria

Biocombustíveis: EUA buscam acordo com Brasil

Os Estados Unidos pretendem investir em pesquisa e produção de biocombustíveis em conjunto com o Brasil para reduzir em 20% suas importações de petróleo - hoje o grande trunfo político e econômico de países críticos ao governo americano, como Venezuela e Irã. Essa estratégia da Casa Bran

Agência Estado
07/02/2007 02:00
Visualizações: 214

Os Estados Unidos pretendem investir em pesquisa e produção de biocombustíveis em conjunto com o Brasil para reduzir em 20% suas importações de petróleo - hoje o grande trunfo político e econômico de países críticos ao governo americano, como Venezuela e Irã. Essa estratégia da Casa Branca ficou evidente ontem durante um encontro do subsecretário de Estado americano, John Burns, e do secretário-adjunto para a América Latina, Thomas Shannon, com um grupo de jornalistas em São Paulo.

Burns - o terceiro na hierarquia do Departamento de Estado, depois da secretária Condoleezza Rice e do vice John Negroponte - chegou ontem ao País para uma visita de três dias. Ele deve sugerir ao presidente Luiz Ignacio Lula da Silva, com quem se reunirá hoje em Brasília, um "amplo processo de negociação" entre os dois países para aumentar a cooperação técnica e científica na área de biocombustíveis. O objetivo é transformar os biocombustíveis "num tema central do relacionamento bilateral".

"Estados Unidos e Brasil, juntos, respondem por 80% da produção mundial de etanol, e precisamos estimular outros países a engrossar essa produção para que o etanol se transforme numa commodity de exportação", disse. Ele deixou claro, porém, que a iniciativa não significa a criação de uma versão da Opep.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20