Energia

Belo Monte deverá ter novos sócios até o próximo mês, garante presidente da Norte Energia

O presidente da empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), Carlos Nascimento, disse ontem (15) à Agência Brasil que a definição sobre as novas empresas que vão entrar na composição societária do consórcio deve sair até a p

Agência Brasil
16/06/2011 13:14
Visualizações: 134
O presidente da empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), Carlos Nascimento, disse ontem (15) à Agência Brasil que a definição sobre as novas empresas que vão entrar na composição societária do consórcio deve sair até a primeira quinzena de julho. Ele confirmou a saída das construtoras Cetenco, Contern, Galvão, Mendes Júnior e Serveng, que têm 1,25% de participação no empreendimento cada, e da J. Malucelli, que tem 1%.


“Temos que definir isso com uma certa rapidez, porque, se tivermos uma empresa de primeira linha no lugar de uma dessas empresas, isso melhora o rating no ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Então, as taxas que ele vai cobrar no financiamento serão mais atrativas porque as empresas têm mais capacidade”, disse Nascimento. A composição societária da empresa responsável por Belo Monte já sofreu mudanças recentemente: a Bertin, que tinha 9% de participação, foi substituída pela Vale.


Nascimento participou hoje de audiência pública da Subcomissão Temporária do Senado criada para acompanhar a execução das obras de Belo Monte.


Segundo ele, todas as condicionantes do empreendimento estão sendo cumpridas no prazo correto, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalhou de forma correta no processo de licenciamento da obra. “Se a licença tivesse sido concedida no ano passado, como estava sendo dito, teria sido uma excrescência, pois não tinha os estudos, sem isso seria uma irresponsabilidade”, avaliou.
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13