Negócios

BB recomenda compra de papéis da petroleira HRT

Valor Econômico
07/12/2010 11:28
Visualizações: 54
O BB Investimentos iniciou a cobertura dos papéis ordinários (ON, com direito a voto) da HRT Participações com recomendação de compra e preço potencial para dezembro de 2011 no valor de R$ 2 mil por ação. O valor total corresponde a uma valorização potencial de 23,07%, ante o preço de fechamento de ontem, a R$ 1.624,98


A empresa pré-operacional do setor de petróleo foi formada em 2008 por ex-funcionários da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na avaliação de Nelson Rodrigues de Matos, do BB Investimentos, a expertise dos profissionais que constituíram a empresa é sua principal vantagem comparativa, em razão do profundo conhecimento geológico das bacias sedimentares brasileiras e da costa ocidental da África.


O BB Investimentos, contudo, também assinala os riscos da empresa. Embora a companhia já tenha recursos para sua "campanha exploratória" - tendo inclusive já contratado quatro sondas para perfuração dos primeiros poços - e possua técnicos com "elevado conhecimento geográfico das Bacias do Solimões", a empresa ainda precisa "percorrer um longo caminho" para diminuir os riscos atuais.


"Para tanto, necessitaremos acompanhar nos próximos meses o cumprimento do cronograma exploratório, a aquisições de novos dados sísmicos e, principalmente, os resultados das primeiras perfurações", apontou Rodrigues de Matos, em relatório enviado a clientes.


Apesar dos riscos elevados associados à sua atividade, o BB acredita que se trata de uma excelente oportunidade de investimento, notadamente se for considerado que a companhia é uma empresa de petróleo em fase pré-operacional. "Se por um lado os riscos estão longe de serem mitigados, por outro os prêmios não foram todos precificados pelo mercado", observou o analista. "A indústria petrolífera está associada a riscos, mas também a elevados prêmios, que seguramente diminuem à medida que os fluxos futuros de receitas forem se tornando mais previsíveis", observou o analista.


Para o BB, o desempenho das ações da HRT refletirá, além do comportamento dos mercados, o cumprimento, nos próximos meses, do cronograma exploratório e, principalmente, os resultados das primeiras perfurações.


O BB lembra que outro ponto de influência sobre as ações da HRT é a baixa liquidez. "Pelas condições do IPO , as ações serão negociadas exclusivamente em lotes individuais e indivisíveis de 100 ações, permanecendo vedados quaisquer desdobramentos das ações por um período de 18 meses a partir da data de publicação do anúncio de encerramento", comentou a instituição.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19