acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Inovação

BASF inspira alunos da Tama Art University a criar projetos inovadores com plásticos

11/11/2015 | 17h01

 

Os materiais plásticos são cada vez mais utilizados por designers do mundo todo. Exemplo disso é a apresentação de vários projetos de produtos inovadores desenvolvidos por alunos da Tama Art University, usando os materiais plásticos de alta performance da BASF, que ocorre de 13 a 15 de novembro de 2015 no Daikanyama T-site em Tóquio (Japão). Tais designs incluem uma bicicleta elegante, um carrinho de compras e um carro de pedal infantil.

Para essa iniciativa, a Tama Art University estabeleceu uma parceria com a plataforma de design da BASF designfabrik® em Tóquio. "Ao associar rede de designers industriais, instituições educacionais e clientes, a designfabrik® Tóquio serve como uma fonte de inspiração para ideias e um núcleo para a troca de experiências entre as disciplinas. A parceria com a Tama Art University nos permite ajudar os atuais e futuros designers a cristalizar suas ideias, maximizando o potencial dos materiais e fornecendo soluções criativas e originais", disse Toshifumi Tanakai, Vice-diretor da designfabrik Tóquio da BASF Japão.

Sob o tema "Gyro-centric Design" (produtos de rodas não móveis), nove estudantes matriculados no curso de design de produto, conduzido pelo professor Hideki Tanaka, desenvolveram projetos inovadores, utilizando materiais plásticos versáteis da BASF. As soluções incluem plásticos de alta performance com propriedades diferentes, como Ultramid®, Ultrason®, poliuretano termoplástico (TPU), poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) e Ultracom®. Esses materiais são leves, duráveis, fáceis de processar e resistentes à abrasão, ao calor e a produtos químicos.

Cada um dos projetos de design baseia-se em uma ou em várias das características dos materiais plásticos versáteis de alta performance da BASF. Dessa forma, os projetos demonstram a ampla gama de possíveis aplicações das soluções BASF e suas capacidades em atender às inspirações dos designers, bem como à demanda do mercado por produtos inovadores, eficientes em termos energéticos e duráveis.

"Ao realizar esse projeto em parceria com a BASF aprendemos mais sobre os plásticos de alta performance e suas muitas aplicações. Os alunos que participaram do projeto são ambiciosos e desejam se tornar designers de produto. Ao adquirir conhecimento de materiais plásticos modernos, queríamos que eles se tornassem capazes de dominar os materiais e transformar as suas ideias criativas em realidade", disse o professor Hideki Tanaka da Tama Art University.

Desde 2013, a BASF e a Tama Art University mantêm uma parceria para promover a colaboração academia-indústria, através de projetos conjuntos para o curso de design de produto do Departamento de Produto e Design têxtil da universidade. A Tama Art University tem como objetivo capacitar talentos nacionais e internacionais na área de designer, que buscam potencializar o mercado através da utilização de uma grande variedade de materiais. Por meio da designfabrik® Tóquio, a BASF oferece consultoria especializada sobre cor, material e acabamento.



Fonte: Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar