Indústria Naval

Base da Petrobras em campo vai sair do papel

Principal investimento aguardado em Santos.

A Tribuna
28/07/2014 19:33
Visualizações: 272

Principal investimento aguardado por Santos e região no setor de petróleo e gás, a base de apoio às atividades offshore (alto-mar) da Petrobras está próxima de sair do papel. A estatal revelou, por meio da assessoria de imprensa, que a assinatura de contratação dos dois berços de atracação no Porto de Santos está prevista para o final deste ano.

Mesmo sem divulgar as condições impostas, a Petrobras afirma ter convidado para a licitação operadores logísticos com experiência em movimentação de volumes compatíveis com a atividade offshore. A Tribuna apurou com um empresário do setor que grandes empresas do ramo portuário apresentaram propostas.

“Não foi nada direcionado para convidados. As empresas já entregaram as propostas e estão aguardando o resultado. Somente quem está no porto organizado (instalações portuárias sob jurisdição da Codesp) pode participar”, disse o empresário, que não quis ser identificado.

De acordo com a Petrobras, o primeiro berço de atracação tem previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2015. A segunda unidade inicia suas atividades no segundo semestre de 2016.
Nos espaços contratados, a estatal fará carregamento e descarregamento de suprimentos para as plataformas da Bacia de Santos, que estão distantes cerca de 300 quilômetros da costa. A operação será em esquema 24 horas por dia, sete dias por semana.

Principal operadora do setor no Brasil, a Petrobras concentra em Santos a sua Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS). Hoje, espalhada em sete edifícios no município, a estatal está próxima de inaugurar a primeira das três torres no Valongo. A expectativa é que a mudança se inicie em outubro. Os outros dois prédios ainda não têm data para início das obras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13