Negócios

Barbassa: câmbio pode afetar balanço da Petrobras no 3º tri

Agência Reuters
26/09/2011 18:57
Visualizações: 143
A alta do dólar frente ao real pode afetar o resultado da Petrobras no terceiro trimestre, mas no médio e no longo prazos não causará prejuízo à companhia, afirmou o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa.

Se a moeda norte-americana mantiver a valorização alcançada nas últimas semanas, a dívida de curto prazo da petroleira deverá ser impactada.

"Dependendo de quem é o contratante da dívida, teremos efeito sobre o balanço, mas que é um efeito de curto prazo", afirmou à Reuters o executivo na noite de sexta-feira (23).

Até esta segunda-feira (26), o dólar acumula valorização no mês de cerca de 14% frente ao real. Nesta segunda-feira, por volta das 10h, a moeda norte-americana operava em queda de 0,5%.

"Como no segundo trimestre nós apresentamos um ganho financeiro com variação cambial, quando o real se valorizou, agora se o câmbio continuar no nível em que está hoje, no final do mês terei que reportar uma perda", acrescentou o diretor da Petrobras.

No segundo trimestre deste ano, a petroleira obteve lucro recorde de R$ 10,9 bilhões, 32% maior que no mesmo período de 2010.

Barbassa ponderou que a maior parte da dívida da Petrobras é de longo prazo, o que dilui o impacto do dólar.

"Temos um prazo médio em torno de sete anos, então a dívida está casada perfeitamente com as reservas de petróleo que a empresa possui, ou seja, temos dívida em dólar, mas produzimos em dólares; temos um hedge natural", disse.

"Temos muito mais reservas de petróleo do que dívidas", acrescentou Barbassa.

A estatal relatou em seu último relatório, referente ao segundo trimestre, endividamento de R$ 68 bilhões, dos quais a maior parte estava indexada ao dólar. A empresa tem hedge em mais de 50% das operações.

As reservas provadas de petróleo da Petrobras são da ordem de 16 bilhões de barris, mas deverão triplicar com o desenvolvimento das descobertas do pré-sal da bacia de Santos.


Importações

Barbassa minimiza os efeitos do dólar alto sobre as importações da Petrobras. "Poderíamos falar em algum impacto do dólar sobre a balança comercial da Petrobras só se fôssemos um grande importador líquido", afirmou.

No segundo trimestre, a Petrobras importou em média 721 mil barris diários de petróleo e derivados, contra exportações de 699 mil barris por dia.

As importações de combustíveis devem aumentar, porque a empresa terá de comprar no exterior toda a gasolina extra necessária para compensar a redução da mistura de etanol anidro no combustível a partir de outubro, já que suas refinarias estão no limite da capacidade, disse recentemente o diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, em entrevista à Reuters.

O governo decidiu reduzir a mistura de etanol na gasolina de 25% para 20%, em meio a uma safra de cana menor no Brasil. A mudança na mistura de etanol na gasolina poderá mais que dobrar a necessidade de importação do derivado de petróleo pelo país.

Para substituir o anidro, o Brasil precisará de 550 mil barris a mais de gasolina por mês, calcula o especialista Adriano Pires, do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Neste ano a Petrobras importou, em média, 400 mil barris por mês de gasolina.

O diretor do CBIE pondera que os preços da gasolina no mercado internacional deverão recuar, o que poderá atenuar a alta do dólar sobre o preço do combustível.

Barbassa afirmou recentemente que a Petrobras tem caixa suficiente para executar investimentos sem precisar correr para realizar captações neste momento de crise.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19