Negócios

Bañuelos deixa Brasil Ecodiesel para acomodar incorporação da Vanguarda

Valor Econômico
22/07/2011 12:41
Visualizações: 141
O investidor espanhol Enrique Bañuelos vendeu a participação que detém na Brasil Ecodiesel, equivalente a 11% do capital social da companhia. Bañuelos alienou cerca de 120 milhões de ações. Com a venda, ele deixa de ser o maior acionista da empresa, produtora de biodiesel e uma das maiores companhias de agronegócios do país. A Brasil Ecodiesel tem controle difuso, com cerca de 25 mil acionistas, e só ações ordinárias (com direito a voto) em circulação na bolsa.
 

O principal comprador dos papéis de Bañuelos foi o empresário Helio Seibel. Ele adquiriu 108 milhões de ações, que correspondem a 9,96% do capital da Brasil Ecodiesel. O valor do negócio não foi revelado.
 

Com a aquisição, Seibel passa a ser o maior acionista individual da companhia, com 17,86% de participação. O empresário é sócio da Brasil Ecodiesel desde o início de junho, quando adquiriu uma fatia da Vila Rica I Fundo Investimento em Participações (Vila Rica), o veículo de investimento de Bañuelos na Ecodiesel.
 

Seibel é dono da Leo Madeiras, sócio da rede de materiais de construção Leroy Merlin e acionista da Duratex, uma das maiores fabricantes de louças e metais sanitários e de painéis de madeira da América do Sul.

A saída de Bañuelos representa uma reestruturação societária na Brasil Ecodiesel para acomodar a incorporação da produtora de soja Vanguarda. Como o espanhol é dono de 50% da Vanguarda, ele passaria a deter, na incorporação, cerca de 27% da Brasil Ecodiesel.
 

"O comitê de avaliação da proposta de incorporação deve concluir os estudos até semana que vem", diz o executivo Marcelo Paracchini, presidente da Veremont, o braço de investimentos de Bañuelos no Brasil. "Assim que o estudo estiver pronto, o conselho de administração se reúne para aprovar a transação."
 

Se a incorporação for concretizada, o fundador da Vanguarda, Otaviano Pivetta, ex-deputado estadual do Mato Grosso, passará a deter cerca de 32% da Brasil Ecodiesel. Helio Seibel ficará com aproximadamente 10%.
 

O empresário Silvio Tini, que se manifestou contrário à transação da Vanguarda, poderá ter sua participação diluída à metade, para cerca de 8%, se não participar do aumento de capital para a incorporação, estimado em R$ 1,2 bilhão.
 

Tini e Bañuelos chegaram a entrar em embate por causa do negócio da Vanguarda, porque o empresário brasileiro não admitia ser diluído depois de ter investido mais de US$ 100 milhões na companhia nos últimos anos.
 

A proposta de incorporação da Vanguarda foi feita por Bañuelos, no início do ano. Se o espanhol não tivesse vendido sua participação na Brasil Ecodiesel, sua fatia aumentaria para mais de 40% depois da incorporação da Vanguarda.
 

Segundo apurou a reportagem do Valor, Tini e Bañuelos só chegaram a um acordo depois que o espanhol se comprometeu a vender uma participação do negócio. "Era uma demonstração de que Bañuelos não seria controlador", diz uma pessoa próxima à empresa.
 

No acordo, Silvio Tini abriu mão de um assento no conselho de administração e aceitou destituir os antigos integrantes. Há cerca de três semanas, Tini, Bañuelos e Seibel votaram em uma chapa única, com seis membros. Cada um dos investidores detém dois assentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19