Energia

Banco alemão e Eletrobrás financiam projeto da Eletrosul

Sistema Eletrobrás e o banco de fomento alemão KfW assinaram na última sexta-feira, dia 5 de março, termo de compromisso para financiamento do projeto que dotará o prédio-sede da Eletrosul e os estacionamentos da empresa de placas para geração de energia elétrica a partir do sol.

Redação/ Agências
08/03/2010 17:17
Visualizações: 137

 Sistema Eletrobrás e o banco de fomento alemão KfW assinaram na última sexta-feira, dia 5 de março, termo de compromisso para financiamento do projeto que dotará o prédio-sede da Eletrosul  e os estacionamentos da empresa de placas para geração de energia elétrica a partir do sol.

Chamado de Megawatt Solar, o projeto representa uma parceria entre a Eletrobrás, a Eletrosul, a UFSC, a GTZ (agência alemã de cooperação técnica), o Instituto Ideal e o KfW. Além do repasse de U$ 2,8 milhões (cerca de R$ 7 milhões) a fundo perdido, o acordo prevê a cooperação técnica entre as instituições. Para a implantação do projeto serão necessários cerca de R$ 13 milhões, segundo o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio.

Os sistemas serão implantados no telhado do edifício e nos estacionamentos de veículos – numa área de cerca de 8 mil m² - e deverão gerar anualmente, em média, 1,2GWh, o equivalente a um consumo anual de cerca de 400 residências. Com a implantação do sistema, o edifício-sede da Eletrosul será o primeiro prédio público brasileiro abastecido por energia fotovoltaica em grande escala. O projeto pretende vender a energia excedente gerada para consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa.

Além da assinatura, a comitiva alemã fez uma visita às obras da Pequena Central Hidrelétrica Barra do Rio Chapéu, que a Eletrosul está construindo no sul de Santa Catarina, entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna, e também é financiada pelo KfW. A previsão é de que a obra seja concluída no fim de 2010.
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20