P&D

Baker Hughes inaugura centro de pesquisa no Rio

A norte-americana Baker Hughes, que fornece equipamentos, serviços e softwares para a indústria de petróleo e gás, inaugura hoje pela manhã, no Parque Tecnológico do Rio, seu primeiro centro de pesquisa no país com o objetivo desenvolver tecnologias adequadas aos desafios relacionados ao pré

Redação
07/10/2011 12:16
Visualizações: 617
A norte-americana Baker Hughes, que fornece equipamentos, serviços e softwares para a indústria de petróleo e gás, inaugura hoje pela manhã, no Parque Tecnológico do Rio, seu primeiro centro de pesquisa no país com o objetivo desenvolver tecnologias adequadas aos desafios relacionados ao pré-sal e dar suporte ao desenvolvimento de tecnologia avançada para E&P offshore no Brasil.
 
 
"As demandas tecnológicas do pré-sal foram o grande motivo da instalação deste centro no país, mas ele será voltado regionalmente para nossos negócios na América Latina. Obviamente ele será nosso foco inicial, 70 a 80% das nossas atividades aqui serão voltadas para as demandas do pré-sal", disse César Muniz, diretor do centro de pesquisa e tecnologia da empresa na América Latina.
 
 
A parceria entre a Baker e a Petrobras, foi firmada no dia 1º de julho de 2009, e se deu através da assinatura de um acordo de cooperação voltado para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para as áreas de poço, reservatórios e elevação e escoamento de petróleo, com foco nos projetos do pré-sal brasileiro. A implantação do centro de pesquisa no Parque Tecnológico faz parte dessa carteira de projetos.
 
 
 
O centro de pesquisas da multinacional oferecerá aos clientes soluções para todo o ciclo de vida do poço, promovendo eficiências operacionais e a redução de custos para a construção de poços, produtividade do reservatório e otimização do fator de recuperação. A Baker Hughes investiu cerca de US$ 50 milhões na construção de seus laboratórios, que devem empregar entre 100 e 110 pessoas, a maioria dos pesquisadores com alto grau de especialização. 
 
 
"Vamos ter capacitação para desenvolver tecnologia para perfuração, completação, avaliação de formações, construção de poços, caracterização de reservatórios, etc. O centro conta com uma oficina cujo objetivo é basicamente manipular protótipos de ferramentas pilotos de forma a prepará-las para realizar testes em campos e temos quatro laboratórios, analíticos que manipulam produtos químicos para fabricar outros utilizáveis na construção, produção e completação de poços; e laboratórios mais especializados para manipular e realizar, dentre outros, testes em fluidos químicos como por exemplo análise de termodinâmica dos fluidos produzidos nos campos de petróleo, detecção de viscosidade, laboratório de cimentação e de física de rochas, além de escritórios e salas de reunião", informou o diretor.


Segundo Muniz, o empreendimento contará com equipamentos de alta previsão mas eles ainda não chegaram no país pois tiveram que ser importados do exterior. Os equipamentos devem chegar a partir de janeiro de 2012, quando começará a operação. "Não existe fabricante desses equipamentos aí tivemos que importar da Alemanha, Estados Unidos e Suíça", disse.


As obras do centro foram iniciadas em novembro do ano passado, mas de acordo com ele demoraram um pouco para iniciar devido a burocracia local. "Atrasamos o início da obra para novembro, mas felizmente conseguimos superar este atraso incial e mantivemos a data de inauguração como previsto", apontou.


O diretor da Baker informou que a empresa está em processo de contratação de mão de obra, buscando profissionais especializados locais especialmente mestres, doutores e jovens graduados. "Queremos nos integrar a academia local, inclusive já temos parcerias com as principais universidades e institutos de pesquisa do país", ressaltou.


O executivo comentou ainda que a Baker atualmente esta construindo um centro de pesquisa e tecnologia semelhante a este do Brasil no Oriente Médio, para atender as demandas offshore da região. Ele estará em pleno funcionamento também no início de 2012.





 
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13