2ª e 3ª Rodadas do pré-sal

Bacia de Santos: Statoil consolida sua posição em Carcará

Redação/Assessoria
30/10/2017 19:48
Bacia de Santos: Statoil consolida sua posição em Carcará Imagem: Divulgação Statoil Visualizações: 178

Statoil Brasil, subsidiária da Statoil ASA, ExxonMobil Exploração Brasil, subsidiária da ExxonMobil Corporation, e Petrogal Brasil, subsidiária da Galp, apresentaram a maior oferta para o contrato de partilha da área Norte de Carcará, na Segunda Rodada de Partilha de Produção do pré-sal no Brasil, ocorrida em 27 de outubro.

O consórcio, composto pela Statoil (operadora, 40%), ExxonMobil (40%) e Galp (20%), apresentou a melhor proposta (67,12% de excedente em óleo) para o bloco da área Norte de Carcará na bacia de Santos. O bônus de assinatura pré-fixado a ser pago pelo consórcio licitante é de BRL 3 bilhões, aproximadamente USD 910 milhões*. A parcela que cabe à Statoil é de USD 364 milhões*.

Statoil, ExxonMobil e Galp acordaram a sequência de transações abaixo relativas ao bloco adjacente BM-S-8, para alinhar as participações nos dois blocos que, juntos, compreendem a descoberta de petróleo de Carcará. O valor total potencial a ser recebido pela Statoil nessas transações é de aproximadamente USD 1,55 bilhão e, na sequência da Rodada, o potencial valor líquido para a Statoil será de aproximadamente USD 1,19 bilhão.

Primeiramente, a Statoil concordou em vender 33% de sua participação de 66% no bloco BM-S-8 para a ExxonMobil por um valor potencial total de aproximadamente USD 1,3 bilhão, incluindo um pagamento inicial de cerca de USD 800 milhões e um pagamento contingente de cerca de USD 500 milhões.

Além disso, com o futuro fechamento de sua aquisição dos 10% de participação no bloco BM-S-8 da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), a Statoil acordou em vender 3,5% para a ExxonMobil e 3% para a Galp, pelo valor total de aproximadamente USD 250 milhões, compreendendo um pagamento inicial de cerca de USD 155 milhões e um pagamento contingente de cerca de USD 95 milhões.

Como resultado, tanto a Statoil como a ExxonMobil terão 36,5% de participação no BM-S-8 e 40% na área Norte de Carcará. A Galp terá 17% de participação no BM-S-8 e 20% no Norte de Carcará.

Os parceiros na área Norte de Carcará também acordaram que a Statoil será a operadora do campo unitizado na fase de desenvolvimento, sujeito às aprovações governamentais.

"Estas transações fortalecem ainda mais a presença da Statoil na prolífica área do pré-sal brasileiro e contribuem para criar uma parceria forte e alinhada nos dois blocos de Carcará. Em conjunto, isso resulta em um avanço significativo da nossa estratégia no Brasil, um país chave para a Statoil. Desenvolver ativos de primeira linha como Carcará, como operadora, é uma boa combinação com nossas competências e capacidades", disse o presidente da Statoil, Eldar Sætre.

"Será uma grande satisfação trabalhar juntamente com nossos parceiros, as autoridades brasileiras e a Pré-sal Petróleo S.A. em um processo de unitização no tempo oportuno, que viabilize nossos planos de iniciar a produção de petróleo em Carcará em meados da década de 2020. O desenvolvimento desta descoberta gerará empregos, crescimento econômico e receitas governamentais", afirmou o presidente da Statoil Brasil, Anders Opedal.

A conclusão das transações com a ExxonMobil e a Galp estão sujeitas às condições habituais, incluindo a aprovação dos parceiros e das autoridades governamentais.

*Baseado na taxa de conversão da Bloomberg de 27 outubro de 2017 (BRL/USA = 0.30327)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19