Meio ambiente

Aventura para difundir a educação ambiental

A exposição Velejar é soltar uma pipa sobre o mar, que divulga projeto Aventura no Brasil Costal, foi inaugurada nesta segunda-feira (29/03), no Museu Naval, no Rio de Janeiro. O projeto é, basicamente, um programa de educação ambiental voltado para a Gestão das Águas Costeiras.


30/03/2004 03:00
Visualizações: 239

A exposição Velejar é soltar uma pipa sobre o mar, que divulga projeto Aventura no Brasil Costal, foi inaugurada nesta segunda-feira (29/03), no Museu Naval, no Rio de Janeiro. O projeto é, basicamente, um programa de educação ambiental voltado para a Gestão das Águas Costeiras. A Aventura consiste em passar cinco anos viajando a costa brasileira de norte a sul em um veleiro de cruzeiro, parando em vários pontos onde serão feitas palestras ao ar livre sobre a questão ambiental, o cuidado com as águas costeiras, direito ambiental e responsabilidade solidária, além de atividades lúdicas e recreativas.
A organização do evento também pretende criar núcleos com coordenadores de base em cada comunidade, incentivando o conhecimento e a criação de microprojetos ecológicos. Os coordenadores são voluntários e a cada ciclo em que o veleiro completa uma travessia de norte a sul do Brasil, eles concorrem ao prêmio de R$ 3 mil em função da eficiência de sua coordenação. Os jurados serão escolhidos por duas entidades que apoiam o projeto: a Marinha do Brasil e o Museu Oceanográfico da Universidade do Rio Grande.
Além do apoio destas entidades e da Diretoria de Portos e Costas, a Aventura também tem o patrocínio da empresa Analytical Solutions (AS) - Consultoria em Petróleo e Meio Ambiente. Junto com a patrocinadora, os aventureiros farão um monitoramento das condições das águas brasileiras, colhendo amostras de águas, sedimentos e peixes, que serão analisados e disponibilizados no site www.anasol.com.br . O presidente da Analytical Solutions, Márcio Mello, defende a importância do projeto de educação ambiental. "Nós patrocinamos porque acreditamos neste projeto e porque vamos criar uma base de dados sobre a qualidade das águas na internet para que todos possam consultar, isso não existe no Brasil", afirma.
A aventura no Brasil Costal foi idealizada pelo jornalista e escritor Luis Peazê a partir da tese de mestrado da cientista social Helga Leal sobre a relação das populações costeiras com o mar. A fase de preparatória do projeto levou um ano e meio, no momento os organizadores buscam patrocinadores para seguir com a aventura. O planejamento é de construir o veleiro entre julho e dezembro e partir em janeiro ou fevereiro de 2005.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.