Exploração e Produção

Autoridades defendem uso de satélite no monitoramento das áreas de exploração de petróleo

A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, concordaram com a necessidade de um monitoramento por satélite das áreas de exploração de petróleo em alto mar. Chambriard também se mostrou favorável à disponibilização de informações sobre o p

Agência Brasil
26/03/2012 12:51
Autoridades defendem uso de satélite no monitoramento das áreas de exploração de petróleo Visualizações: 224
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, concordaram, durante reunião na sexta-feira (23), com a necessidade de um monitoramento por satélite das áreas de exploração de petróleo em alto mar, como forma de aperfeiçoar o sistema de fiscalização e de controle de eventuais acidentes.

Minc defendeu que “esta obrigação deveria constar, como uma condicionante ambiental, do processo de concessão para a exploração de determinada região por parte da ANP”. Magda Chambriar disse  ter a expectativa de quando da entrada em operação do primeiro satélite nacional do sistema de defesa brasileiro, a ANP “possa ser autorizada a compartilhar esse moderno equipamento para suas ações de monitoramento das atividades de exploração de petróleo”.

A diretora da agência reguladora declarou ainda que algumas das sugestões discutidas na reunião são de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como a que prevê a disponibilização, na internet, de dados sobre as principais conclusões dos estudos geológicos feitos do fundo do mar em áreas de bacias petrolíferas.

Magda Chambriard gostou da sugestão de Minc para que o Ibama também disponibilize em seu site informações sobre o perfil técnico dos profissionais e equipamentos previstos no Plano de Emergência Individual (PEI) da empresa responsável pelo campo de exploração de petróleo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19