Projeto

Autogeração de energia nas empresas

Folha de Londrina
19/09/2008 10:03
Visualizações: 83

A redução de gastos com energia elétrica é uma preocupação dos grandes consumidores como as indústrias. Ontem, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou um evento para debater o programa ''Geração na Ponta'' da Petrobras. O projeto prevê a utilização de motores a diesel durante o horário de pico (18 às 21 horas) por grandes e médias empresas para reduzir custos. Desde o início, em fevereiro de 2006, 25 empresas no Brasil já aderiram ao programa com a produção de um total de 40 megawatts, sendo duas no Paraná. Segundo o coordenador de negócios de energia da Petrobras do Paraná e Rio de Janeiro, José Wellington Cavalcanti de Sousa, no Estado outras cinco empresas estão em fase final de negociação para aderir ao projeto.

 

O programa prevê a construção de usinas de biodiesel ou gás natural em fábricas para a redução de custos no consumo de energia. ''Nos horários de ponta, as tarifas das distribuidoras são de cinco a nove vezes mais caras'', disse o gerente regional de Energia da Petrobras, Augusto Riezemberg Neto. A Petrobras também garante a manutenção da usina, a gestão do estoque de combustível e o ressarcimento financeiro em caso de mau funcionamento do equipamento. Ele disse que o programa pode beneficiar empresas com consumo acima de 450 quilowatts nos horários de ponta.

 

O Geração na Ponta oferece três modalidades de contrato que variam em tempo e na possibilidade de aquisição da usina ou manutenção do regime de comodato. Hoje, as indústrias pagam pela energia consumida e ainda uma taxa sobre a estimativa de consumo em horário de ponta. Os contratos com a Petrobras podem ter duração de três, cinco ou sete anos.

 

Durante o evento, a empresa Plásticos do Paraná de Curitiba apresentou a experiência na utilização do programa. ''Conseguimos uma economia de 30% com a geração de energia da Petrobras'', disse o sócio-diretor da empresa, Jackson Pires. Ele destacou que os maiores benefícios do programa são a diminuição de riscos com menos quedas de tensão e a independência para poder regular a demanda no horário de ponta. A outra empresa que participa do programa é a Eternit de Colombo.

 

O consultor da Fiep para a área de energia, Frederico Reichmann Neto, disse que o programa é positivo para as médias e grandes empresas e pode ajudar a não perder parte da matéria-prima nas indústrias no caso de um colapso no fornecimento de energia.

 

Segundo ele, a economia varia de acordo com o consumo e o tipo de contrato. Reichmann Neto disse que o maior temor hoje por parte das empresas é enfrentar carência da oferta de energia. Ele destacou que o mercado de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) está tão aquecido que os fabricantes de equipamentos para estas hidrelétricas fazem entregas em um prazo de 20 meses.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19